quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Detentos em prisão alemã podem frequentar escola e até universidade

Da Deutsche Welle, na Alemanha

Na penitenciária de Freiburg, detentos podem concluir ensino médio e até fazer curso superior. O programa educacional é modelo de sucesso. Devido à oferta de ensino, detentos de outras prisões tentam mudar para Freiburg.

A penitenciária de Freiburg, no sul da Alemanha, não está entre as maiores do Estado de Baden-Württemberg, mas entre as mais antigas. Arquitetonicamente, o edifício da prisão construída há cem anos inspirou-se nos exemplos de penitenciárias norte-americanas. Porém em outros aspectos a penitenciária alemã percorre, há vários anos, caminhos bem diferentes daqueles seguidos pelos Estados Unidos.

Os presidiários cujas penas variam de 15 meses à prisão perpétua podem escolher entre o trabalho ou o estudo remunerado. Quem quiser concluir o ensino fundamental (Hauptschule ou Realschule) ou até mesmo prestar o Abitur (certificado de conclusão do ensino médio que dá acesso ao ensino superior) pode esperar não somente ser libertado mais cedo, mas também melhores chances para um novo começo de vida após a prisão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos