segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Seminários para gestores discutem violência juvenil


Érika Sallum - FSPB

O Instituto Sou da Paz está realizando em todo o país, seminários voltados para gestores públicos de diversas áreas, coordenadores e dirigentes de organizações da sociedade civil e profissionais da segurança pública, sobre a importância das ações de prevenção da violência com foco na juventude. Os seminários integram o projeto Prevenção da violência entre adolescentes e jovens no Brasil: Estratégias de Atuação, uma iniciativa do Ministério da Justiça, no âmbito das ações do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).


O projeto visa identificar, conhecer e promover estratégias de prevenção da violência entre adolescentes e jovens em todo o território nacional. Para isso, numa parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Sou da Paz e o Illanud, foram desenhadas diversas ações que estão em andamento desde janeiro deste ano, separadas em 03 eixos:

1) identificação do perfil do jovem em situação de vulnerabilidade;
2) estudo qualitativo dos programas de prevenção à violência entre jovens; e
3) formação de gestores de projetos sobre prevenção da violência

O Instituto Sou da Paz, responsável pela formação dos gestores, realizará seminários até novembro deste ano e produzirá cinco cartilhas temáticas que trarão recomendações sobre a elaboração de projetos de prevenção da violência com foco no público jovem que serão lançadas no 1º semestre de 2010.

Os seminários já aconteceram em Belo Horizonte, Porto Alegre, Vitória, Brasília e Rio Branco e em cada região, o Sou da Paz conta com a parceria de um articulador local, que presta um apoio importante na mobilização de pessoas-chave.

Os seminários são planejados para 50 participantes, mas em algumas localidades o número de interessados tem sido muito maior – caso, por exemplo, de Minas Gerais que recebeu 188 inscrições e da Bahia, que encerrou antecipadamente suas inscrições com 264 interessados. Este é um importante indicativo da ampla aceitação do público em relação aos seminários, que tem sido igualmente bem avaliados. Nos cinco estados em que o evento foi realizado, contamos com, aproximadamente 230 participantes. Destes, 70,5% responderam a uma avaliação, em que uma média de 93,4% dos respondentes atribuiu os conceitos “ótimo” ou “bom” às dinâmicas e conteúdos apresentados pela equipe.

Para o mês de setembro, estão previstos 4 seminários: dia 09 e 10 em Salvador; dias 14 e 15 em Maceió; dias 17 e 18 em Osasco (SP) e dias 28 e 29, em Curitiba.

Em outubro, a equipe estará no Rio de Janeiro – baixada e capital - e nas capitais nordestinas do Ceará e de Pernambuco. Em novembro estão previstos ainda dois seminários para a cidade de São Paulo – um na região do ABC e outro na capital - e o fechamento desta primeira etapa de formação dos gestores, que ocorrerá em Belém do Pará.

Quem quiser saber mais sobre os seminários e participar, pode obter mais informações no blog do projeto: www.soudapaz.org/juventudeseguranca ou entrar em contato com a coordenação do projeto no email ccharoux@forumseguranca.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos