segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Blogosfera policial no Brasil: do tiro ao Twitter

Por Cecília Olliveira

A Blogosfera policial no Brasil: do tiro ao Twitter é o título do primeiro texto da Série de Debates em Comunicação e Informação, publicação da Unesco no Brasil.

A convite da UNESCO, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes, realizou o primeiro levantamento sobre um novo e importante fator no debate sobre
segurança pública e criminalidade no Brasil: os blogs, mais especificamente, neste caso, a Blogosfera policial, que é um fenômeno recente da internet brasileira, mas já reúne dezenas de páginas assinadas por policiais civis, militares e rodoviários de várias patentes, bombeiros e jornalistas especializados.

Com um conteúdo diversificado, visões divergentes e ambições variadas, estas páginas começam a exercer influência sobre instituições e formadores de opinião.

O estudo consegue, de forma pioneira e original, apresentar insumos teóricos e empíricos para que sejam levantados questionamentos, pelo menos, sobre:
  • as fronteiras da liberdade de expressão em corporações públicas com rígidas hierarquias;
  • o papel dos agentes públicos – neste caso, das forças de segurança – na produção de informações e reflexões sobre o seu próprio fazer e, logo, na interação direta com os pares, os superiores e a sociedade, sem a mediação, por exemplo, da imprensa;
  • as possibilidades e riscos introduzidos com a popularização do uso da internet, particularmente da ferramenta “blog”, por esses agentes;
  • os impactos da democratização da informação na construção, execução e monitoramento das políticas públicas – aqui, as de segurança;
  • o comportamento do jornalismo mainstream diante de novas formas de produção da informação e de interação com a esfera pública.
Clique aqui e baixe o estudo

Através dos blogs, os policiais vêm estabelecendo canais de diálogo entre si. Jornalistas começam, também, a criar suas próprias páginas dedicadas ao tema “segurança públicae criminalidade”, expressando opiniões, abordando assuntos esquecidos, estabelecendo novas fontes e respondendo às demandas dos leitores. de acordo com a publicação, a "ampliação destas páginas tende a acelerar a qualificação profissional dos repórteres e editores destas áreas que observamos a partir dos anos 1990".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos