terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um novo modelo de Segurança Pública


Por André Silva*

Acredito que o modelo ideal de Segurança Pública para o Brasil seria o de uma polícia em nível federal e outra em nível estadual. Em nível Federal seria uma "Polícia Nacional" de ciclo competo que juntasse a PF, PRF e a Polícia Ferroviária Federal. Ostensiva e investigativa. Em nível Estadual seria uma "Polícia Estadual" de ciclo completo que juntasse as atribuições da PM e a PC em uma nova polícia. A exceção seria da ABIN e das Polícias Científicas. Uma Polícia Científica independente em nível estadual e outra federal.

Uma "Polícia Nacional" tende a ser mais eficiende se dividindo em departamentos e unificando ações e banco de dados. A vigilência seria completa quanto as rodovias e ferrovias federais, as fronteiras nacionais e a vigilância marítima. Além do aumento de efetivo ela teria um banco de dados unificado e atuaria no policiamento ostensivo e investigativo ao mesmo tempo. A exceção seria a ABIN e a criação de uma Polícia Científica Federal independente.

Nos Estados, acredito que uma "Polícia Estadual" de ciclo completo seria o ideal. Seria somente uma corporação policial que seria dividida em departamentos e realizaria o policiamento ostensivo e investigativo. Os ganhos certamente seria uma gestão mais dinâmica, um banco de dados completo e único, economia de dinheiro público que investe em duas estruturas policiais. A exceção seria a criação de uma Polícia Científica Estadual independente.

O que falta nesse país, além de vontade política e politicos preparados é a intervenção da sociedade organizada. Uma frase que admiro muito, dita por Jonh Kennedy, deveria inspirar a mobilização social organizada em prol da construção de um país mais junto e menos corrupto.

"Não pergunte o que o país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo país."
Jonh Kennedy

André Silva é jornalista, especialista em Segurança Pública e Criminalidade e escreve nos blogs Questão de Segurança, O Grito de Ana e O Grito de Ana em Contos e Crônicas.

Um comentário:

Mais Lidos