domingo, 25 de novembro de 2012

Para 43%, PM que mata bandido e participa de grupos de extermínio não deve receber punição


O policial que participasse de um grupo de extermínio fora do horário de trabalho não deveria ser punido se matasse um criminoso para 43% dos paulistanos.


A revelação faz parte da pesquisa Datafolha que retrata o estado da população da capital após a onda de violência que começou em junho e se intensificou em outubro.

O percentual que defende a prisão desse policial é ligeiramente inferior em relação aos que defendem a impunidade -40%. Para 11%, ele deveria ser expulso da polícia, mas não preso.

O levantamento, feito na última quinta-feira, ouviu 1.082 paulistanos.

O medo de andar à noite nas ruas de São Paulo mais do que dobrou em cerca de três meses.

Na última quinta-feira, 61% diziam se sentir muito inseguros com caminhadas noturnas no bairro onde moram. Na pesquisa DNA Paulistano 2012, finalizada em agosto, o índice era de 26%. Em 2008, também de acordo com a pesquisa DNA, era de 20%.

Só 11% dos paulistanos afirmam se sentir muito seguros ao andar à noite. Em 2012 e 2008, esse índice era o dobro do atual (19% e 21%, respectivamente).

A zona norte de São Paulo, palco de ataques, é considerada insegura por 83% dos paulistanos -um aumento de 34 pontos percentuais em relação à pesquisa DNA 2012, concluída em agosto.

O índice é superior aos das zonas leste e sul, mais violentas do que a região norte. A leste e a sul são apontadas como inseguras por 82% e 72%.

O centro é considerado inseguro por 75%. A zona oeste, uma das áreas menos violentas da cidade, é tida como insegura por 71%.

Notícias de toques de recolher já foram ouvidas por 44% dos paulistanos. Na zona norte, esse índice chega a 54%.

A fonte da onda de violência são as facções criminosas ou bandidos, segundo 34% dos paulistanos.

Para 17%, trata-se de um acerto de contas entre criminosos e polícia. Só 5% consideram que o PCC (Primeiro Comando da Capital) dirige os ataques.

O percentual é idêntico ao dos que dizem que os homicídios decorrem de vingança de criminosos por causa da morte de membros do PCC.

Para 18%, foi o governo que motivou os ataques por desleixo ou falta de controle. Os mesmos 18% põem a culpa na falta de estrutura policial, baixos salários ou ausência de um planejamento estratégico por parte da polícia.

A corrupção policial em geral é apontada como o principal motivo dos ataques para 18% dos paulistanos.

2 comentários:

  1. ACHO QUE NAO DEVIA SER ASSIM, CADA CRIME DEVE SER APURADO DE ACORDO COMA LEI, SE EM ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL OU LEGITIMA DEFESA , NAP PODEMOS GENERALIZAR A MATANÇA INDISCRIMINADA DE BANDIDOS , PORQUE NESSA PODERIA IR MUITO INOCENTE, TERIA QUE SER OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE . ABRAÇOS DE UM INTERNAUTA INDIGNADO .

    ResponderExcluir
  2. O ESTADO É CORRUPTO, CASO NÃO FOSSE, O CERTO SERIA A CADA PM MORTO, TRÊS BANDIDOS DEVERIAM TOMBAR. A LIMPEZA DEVERIA COMEÇAR PELOS PRESÍDIOS. QUANDO UM BANDIDO DESAFIA A POLÍCIA E PORQUE NÃO TEME MAIS NADA OU RESPEITA. É UM ANIMAL RAIVOSO E PORTANTO DEVE RECEBER O MESMO TRATAMENTO.

    ResponderExcluir

Mais Lidos