quarta-feira, 4 de abril de 2007

Síndrome de Odete Roitman

Por Cecília Olliveira
“A jovem e ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires) tem a certeza de que a honestidade, no Brasil, não vale nada. Sem pensar duas vezes, ela vende a única propriedade da família, uma pequena casa em Foz do Iguaçu, deixando a mãe, Raquel (Regina Duarte), no olho da rua. Sem dar satisfações, muda-se para o Rio de Janeiro, com o intuito de ganhar a vida como modelo. Na cidade grande, envolve com o mau-caráter César (Carlos Alberto Riccelli), que a incentiva a conquistar Afonso Roitman, filho de Odete Roitman (Beatriz Segall) e dono da grande fortuna dos Roitman ...”


E a grande pergunta feita em 6 de janeiro de 1989: QUEM MATOU ODETE ROITMAM?

O país parou, fez apostas, rifas e sorteios. Todos queriam saber quem matou a poderosa Odete Roitman. Te a Maggi, fabricante de caldo de galinha, promoveu um concurso para premiar quem adivinhasse a identidade do criminoso.
Como se não bastasse, isso aconteceu ontem, mais uma vez. Odete foi a bola da vez em 89. E desde 2000 o Brasil pára, pelo menos 2 vezes por ano, uma para a final da novela das oito e outra para o “grande” BBB.

E o Brasil amanhece depois de mais uma final Big Brother Brasil. Desta vez, a enfadonha 7º Edição. De acordo com as estatísticas globais proferidas pelo (ex) brilhante jornalista Pedro Bial, as ligações ultrapassam a casa dos seis zeros.



Um país parado diante das telas falantes às 23 horas de uma terça feira em um país de operários que acordam, muitas vezes, quando ainda é noite para ir de encontro ao tão suado, e cada dia mais escasso, emprego.

Sinceramente, eu não entendo. Quem ficou acordado para ouvir o plantão no dia do julgamento de Suzane Von Richtofen? João Hélio? Quem? Quem? No máximo os familiares, promotores e ONG’s diretamente interessadas.

Todos tiveram quase três meses para decorar os números de telefones para dar seu voto. Mas, você conhece o número 0800 619 619 ? E o 0800 612 211? Não? Eles são respectivamente os números do Disque-Câmara e do Disque-Senado. E mais uma vez, sinceramente, não quero dizer o por que ligar para estes números.

Não que isso não me preocupe, mas me preocupo mais quando ouço o (ex) excelente jornalista, bradr em cadeia nacional, em horário nobre: VAMOS DAR UMA OLHADA NA CASA MAIS VIGIADA DO BRASIL E FALAR COM NOSSOS HERÓIS!

MEU DEUS!!!!! Se bundas falantes são heróis, realmente esta é uma terra de índios! Claro, sem ofensa aos índios, dignos de todo o respeito por parte de toda a nação.

Heróis... O que vem a ser um herói?

Bom, de acordo o Dicionário Priberam, herói é um homem extraordinário pelas suas qualidades guerreiras, triunfos, valor ou magnanimidade; ou protagonista ou personagem principal de uma obra literária; ou a figura mais exaltada em um poema épico; ou nome que os Gregos davam aos grandes homens divinizados; ou homem notável pelos seus desmandos, que se envolveu em aventuras e escândalos.

Algum dos participantes tinha alguma, sequer uma, destas qualidades? Não que eu os desmereça. Longe disso. Mas daí a serem chamados heróis em cadeia nacional? Não dá...

Pensemos. Sendo a ligação do “0300” a R$ 0,30. Sendo 50.000.000 de ligações, os brasileiros gastam por paredão, cerca de 15 milhões... Por semana! Porque as pessoas não tem esta mesma disposição para ajudar quem realmente precisa?

Foto: www.msf.org
Por que ninguém fala do trabalho dos médicos sem fronteiras que abdicam de sua vida “glamourosa” e rumam a países desconhecidos para prestar serviços e doar amor a quem nunca viram?

Por favor, vamos mudar de discurso. Enquanto é tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos