domingo, 20 de setembro de 2009

Tapa na cara


Por Marcelo Salles* - Do Blog Marcelo Freixo


Dois tapas na cara, um dentro da viatura e outro na delegacia. Segundo o jovem Marco Antonio Ferreira Junior, de 23 anos, este foi o tratamento que recebeu da polícia na madrugada de 12 de setembro. Negro, morador do morro Santa Marta, Marco esteve na Comissão de Direitos Humanos da Alerj (CDH), presidida pelo deputado Marcelo Freixo, onde registrou a denúncia.

De acordo com seu relato, ele estava voltando de uma festa pela Rua Real Grandeza e foi abordado de forma desrespeitosa por dois policiais militares. Marco disse que eles jogaram a viatura em sua direção, atingindo sua perna.

“Que palhaçada é essa?”, perguntou Marco. Diante de suas reclamações, os policiais desceram do carro e o agrediram verbalmente. Marco conta ainda que foi algemado e levado para a 10ª DP, tendo sido agredido no caminho. Enquanto relatava o caso ao escrivão, Marco foi novamente agredido com um tapa no rosto. De acordo com seu depoimento à CDH, o policial justificou a agressão com o seguinte argumento: “Tá cheio de marra com a polícia? Então toma”.
Por fim, Marco disse ter sido obrigado a assinar um documento de desacato contra os policiais e retornou pra casa sem ser submetido a exames de corpo delito.

Procurado pela reportagem, o delegado responsável pela 10ª DP alegou desconhecer o episódio.

Encaminhamento

A Comissão de Direitos Humanos da Alerj encaminhou o caso de Marco para o núcleo de direitos humanos da Defensoria Pública. A reunião está marcada para o dia 28 de setembro, ocasião em que também serão avaliados outros três casos semelhantes ocorridos com moradores do Santa Marta: Valdeci Santos Oliveira, que alega estar sendo perseguido por policiais militares; o rapper Fiell, que relatou ter sido vítima de sucessivas revistas vexatórias; e Victor Hugo, que denunciou agressão. Sobre este último caso, o Ministério Público já se pronunciou confirmando o abuso policial.

*Marcelo Salles é jornalista da Caros Amigos e do Fazendo Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos