quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pronasci na onda 2.0: Site, Twitter e Youtube


Por Cecília Olliveira

Eis que os poderes estatais descobrem o poder da Internet e entram na onda da web 2.0 em busca de canais que os aproximem da sociedade civil e encurtem a enorme distância que o separa.

Desde sempre as principais estratégias de segurança pública para combater o crime são a repressão e o aparelhamento da polícia. A valorização do profissional de segurança pública sempre esteve em segundo plano. Exatamente por isso, entre sociedade civil e instiruições militares havia um abismo. Quanto maior o risco social de determinada parte da sociedade, maior o abismo que a separava das corporações.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania –PRONASCI – articula os governos federal, estadual, municipal e a população para integrar políticas de segurança pública e a ações sociais em busca, dentre outros objetivos, da redução da criminalidade.

Agora, além de obter informações no www.mj.gov.br/pronasci, o Pronasci habilitou conta no Twitter (twitter.com/pronasci), no Flickr (http://www.flickr.com/photos/pronasci) - que entrará no ar em breve, e tem perfil até no Youtube ( www.youtube.com/pronasci).

A partir de então o cidadão pode, com mais facilidade, acompanhar as ações desenvolvidas (ou não), e cobrar mais o valor do seu voto.


O Pronasci

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi criado pelo Gorno Federal com o objetivo de diminuir o índice de homicídio das regiões metropolitanas brasileiras, articulando políticas de segurança com ações sociais; priorizando a prevenção e "buscando atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão, quando necessário".

Instituído através de medida provisória em 2007, o Pronasci tem, entre seus principais eixos a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, para o qual, em início, o Governo Federal destinaria R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Bom frisar que este ano os investimentos no Pronasci sofreram um corte de R$ 251 milhões na verba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos