sábado, 19 de dezembro de 2009

Qual o papel da polícia?


Do Blog Estádios e Arenas

As lamentáveis cenas que vimos no final do jogo Coritiba x Fluminense (06/12/09) no estádio Couto Pereira, me fizeram, mais uma vez, refletir sobre o papel da polícia nos jogos de futebol.

Será que é papel da polícia garantir a segurança dentro de um estádio de futebol? A minha opinião é não, mas a melhor definição do papel da polícia, escutei do Oficial de Segurança do Emirates Stadium (Arsenal F.C.) Jhon Beattie. Segundo ele o pensamento inglês é que a Polícia deve garantir a ordem pública enquanto o clube deve garantir a segurança dos espectadores.

Todos os estádios ingleses têm a figura do Oficial de Segurança. Um profissional altamente gabaritado responsável pela a segurança dos espectadores do estádio. Não somente em relação a violência, mas também nas questões de incêndios, tumultos, bombas, tragédias, etc.

O Oficial de Segurança do estádio trabalha em parceria com os comandantes da polícia e do corpo de bombeiros, oficial de primeiro socorros, serviço de ambulância, operadores de câmeras de segurança, operadores de rádios do clube e da polícia, visando o bem estar do torcedor. No interior do estádio a segurança fica a cargo de Comissários privados (stewards) altamente treinados e que atuam na prevenção de tumultos.

Os Comissários são fundamentais para manter a segurança dos estádios ingleses. Eles são responsáveis por orientar o público, atuar em pequenos incêndios e tumultos, avisar qualquer movimentação diferente, prevenir invasões de campo, controlar os acessos, não permitir a aglomeração nas áreas de circulação e escape, colocar em prática os planos de contingências e muitas outras importantes tarefas.

Outro ponto importante é que os comissários, normalmente são pessoas que conhecem os torcedores, sabem o seus comportamento e são capazes de prever suas reações. Os comissários, na sua maioria, são pessoas da comunidade.

O nível de segurança e organização dos estádios ingleses é tamanho que hoje os jogos de futebol acontecem sem nenhum tumulto com apenas um policial militar no interior do estádio, o comandante da polícia.

A polícia tem a responsabilidade de garantir a ordem pública somente no exterior dos estádios, ou seja, permitir que o torcedor saia e retorne a casa sem nenhum transtorno. Hoje em dia o torcedor britânico pode sair de casa com a sua família e ir a um estádio de futebol na certeza de que terão uma ótima experiência de entretenimento.

A experiência britânica mostra que um dos primeiros passos para se trazer a paz de volta aos estádios é substituir a segurança pública pela segurança privada altamente treinada para exercer tal função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos