segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Jornal da Segurança Pública é lançado por coronel "insubordinado" da PMERJ


Por Cecília Olliveira

O Coronel da PMERJ, Paulo Ricardo Paúl, lançou no dia 1º de janeiro o Jornal da Segurança Pública em seu blog, o celprpaul.blogspot.com/.

“Esta é mais uma forma de comunicação com o público. Estou concentrando minha interação no blog e lancei o Jornal”, explica Paúl. O jornal irá ao ar de segunda a sábado, sempre pelas manhãs, postado até 10h.

Primeiras Edições

A primeira edição do Jornal da Segurança, onde o Coronel aparece com a camisa “Movimento Juntos Somos Fortes”, fala justamente da passagem de ano na capital fluminense, que recebe milhões de turistas na época, e seus contrastes. Paul enaltece o heroísmo dos Bombeiros Militares, que tiveram muito trabalho já na entrada de 2010, com as tragédias por causa das chuvas e não deixou de frisar que eles trabalham por um salário de cerca de R$30/dia.




Na segunda edição do Jornal, o Coronel traz a tona um problema antigo, relativo às funções das policias militares, civis e federais, e também em relação a diferença de salários entre eles. O Coronel, desta vez com camisa alusiva a PEC 300, traça parâmetros entre efetivo x salários. Vale conferir.




Coronel Paulo Ricardo Paúl, um Barbono

O Coronel, bem humorado e atencioso, tem uma posição política bem clara: Contra Cabral e sua política de segurança pública.

Ele é membro do Movimento Grupo dos Barbonos - referência à antiga Rua dos Barbonos, atual Evaristo da Veiga, no centro da capital fluminense, onde fica o Quartel-General (QG) da polícia - antes, conhecido como Quartel dos Barbonos -, que ganhou força a partir do Seminário "A Polícia que queremos", promovido em julho de 2006 para dicutir a segurança no Estado. Propostas levantadas no seminário foram organizadas num documento que foi entregue aos candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro, como um legado desta gestão do comando da PMERJ.


No mesmo mês nove Coronéis encaminharam um documento, que ficou conhecido como "Carta dos Barbonos" (baixe aqui a Carta), às autoridades estaduais estaduais com o que consideram as 12 principais reivindicações tanto de oficiais quanto de praças.

Paúl foi afastado do cargo de corregedor-geral da PM, um dia depois de publicar em seu blog um texto chamando para a manifestação e exigindo melhorias. O secretário José Mariano Beltrame classificou o ato como "insubordinação".

Um comentário:

  1. Grato Cecília. Excelente artigo e blog. Parabéns, Divulgue a nossa luta por cidadania. Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Mais Lidos