sábado, 16 de janeiro de 2010

A segurança está na moda: mudanças no uniforme da tropa para 2011


A convite de ‘O DIA’, especialistas criam modelitos para a Polícia Militar, que estuda mudanças no uniforme da tropa. Alterações nas fardas serão implantadas em 2011

Pos Vânia Cunha - do O Dia

Na semana em que o Rio virou capital da moda, fashionistas e estudantes tiveram um desafio diferente das criações para as passarelas: a pedido de O DIA, desenvolveram modelos que podem servir de inspiração para o novo uniforme da PM. A ideia do comando da corporação de modernizar a farda da tropa em 2011 deu asas à criatividade dos especialistas.

“Estudamos mudanças, mas queremos uma roupa mais moderna, que aproxime a tropa da população. A hierarquia será interna. Na rua, o policial será respeitado e admirado, independentemente de patente”, disse o comandante-geral Mário Sérgio Duarte.

Ao estreante no Fashion Rio Rique Gonçalves, 26 anos, da grife masculina R. Groove, coube a missão de criar a roupa da Tropa de Elite. Na criação do estilista, o preto deixa de predominar no uniforme do Batalhão de Operações Especiais (Bope). “Optei pelo azul-acinzentado, que reduz o calor. O preto não é favorável para o verão do Rio. Renovamos a cor tradicional do batalhão com um xadrez, mais moderno”, explicou. Rique sugere ainda matelassê (tecido acolchoado) para dar conforto à roupa e aposta na estampa militar como tendência para o inverno.

A criação de Leandra França, estudante de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida, aposta em tecido resistente e flexível. “O modal permite flexibilidade de movimentos e resiste melhor à umidade. O tecido atual da farda é grosso, tem muitas camadas de bolsos e os PMs me disseram que pingam de suor dentro da roupa”, disse. Apesar de seu desenho levar o preto do Bope, ela sugere as cores bege ou azul-claro como opções para dar leveza à nova roupa.

Colega de curso de Leandra, Marcello Jesus revolucionou: “Optei pelo azul-claro na camisa, com golas e mangas brancas para modernizar a roupa. Fica mais carioca e cria identificação maior com a população”.

Criar uniformes não foi novidade para o consultor de moda Rafael Moura, que fez trabalho de conclusão da faculdade inspirado em roupas militares. Para a PM, apostou em tons de cinza e azul. “Fiz uma roupa básica e moderna, com calça estilo cargo, mais larga para facilitar o movimento, e com bolsos. No lugar das insígnias, o nome e a função do policial, porque isso aproxima da população”.

Comandante adianta novidades

Mário Sérgio guardou todas as sugestões. “São boas ideias, mas é claro que a farda da PM tem especificações que não podem fugir do regimento da corporação”, disse. O comandante-geral revelou as novidades estudadas pela PM, que vai contratar uma empresa para produzir as fardas: “Acabar com a pluralidade de roupas (a PM tem 6 uniformes) pode reduzir os custos. O azul-marinho vai predominar e os batalhões especiais terão camuflagem única”.

A maior mudança será no Bope. “O preto foi adotado quando o Bope operava muito à noite. Agora é muito quente e chama atenção nas ações. A ideia é um tipo de camuflagem adaptável aos locais de operações. A cor deverá ser uma que se misture bem ao ambiente de tijolos e alvenaria”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos