domingo, 21 de fevereiro de 2010

Documentário "Brasil: Os Matáveis" mostra a Violência em Recife


Por Cecília Olliveira

O Documentário "Brasil: Os Matáveis" é fruto de uma reportagem da série britânica Unreported World que aborda a violência em Recife, cidade com belas praias, com vôos diretos da Europa, mas que possui grande parte da sua população vivendo em favelas. Desemprego e preconceito fazem um enorme contingente de excluídos.

Conheça os matáveis, grande parte deles, jovens e crianças, muitos dos quais são assassinados por esquadrões da morte integrados basicamente por policiais. Estima-se que 1/3 dos assassinatos da cidade sejam feitos por eles. De acordo com o documentário, trata-se também de um negócio lucrativo, cujos principais pagadores são comerciantes, políticos e jornalistas.

Pacto Pela Vida

O governo Eduardo Campos formulou em 2007 a mais abrangente poltica estadual de segurança pública em vigor no Brasil, denominando-a de Pacto pela vida. São mais de 90 projetos que incluem desde o fortalecimento do Departamento de Investigação de Homicídios, passando por investimentos maciços no sistema prisional e culminando na implementação de audacioso programa de preveno social da violência. O Pacto pela vida tem sido implementado com comptência, incorporando ferramentas sofisticadas de monitoramento de projetos sociais. O governador se envolve pessoalmente em todo o processo de gestão, conforme pude testemunhar recentemente. Depois de longo período de crescimento ininterrupto, o estado de Pernambuco já pode comemorar, com a devida parcimônia, a proeza de ter alcançado, desde o fim de 2008, 10 meses consecutivos de redução da taxa de homicídios. E a sociedade pernambucana está considerando o Pacto pela vida como poltica de estado e não mais política de governo.

O Documentário:

PARTE 1



PARTE 2



PARTE 3




Dados do filme

Titulo Original: The Killables
Título Traduzido: Os Matáveis
Gênero: Documentário
Tamanho: 145 Mb
Duração: 24min
Ano de Lançamento: 2009
Qualidade/Formato: Dvdrip / xvid
Audio: ingles legendado
Servidor: megaupload
Qualidade do audio: 10 e video: 10

Baixe a íntegra do documentário aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos