sábado, 6 de fevereiro de 2010

MP confirma tortura contra presos em Fortaleza e Delegado se diz surpreso



Delegado Francisco Cavalcante se diz surpreso com o parecer dos promotores e que irá recorrer ao Conselho Nacional

Nicolau Araújo. do O povo

O Grupo Especial de Atuação Temporária do Ministério Público Estadual, composto por quatro promotores, apontou ontem, em relatório, que os assaltantes Otacílio Siqueira Júnior, Gilson Lopes Justino e Francisco Lopes Justino foram vítimas de tortura, quando presos pelo roubo de um veículo Hilux, em uma operação liderada pelo delegado Francisco Cavalcante, em outubro do ano passado, no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo ainda o documento, cinco policiais militares também participaram da tortura, enquanto a delegada Alexandra Medeiros foi denunciada por "usurpação de função", quando teria se envolvido nas investigações do crime no qual ela teria interesse (Otacílio é suspeito de uma tentativa de homicídio contra a delegada). O relatório segue agora para o Ministério Público do Eusébio.

Indignação

"Isso é um absurdo! Esse relatório foi feito basicamente em cima do depoimento dos bandidos. Não houve tortura. Quando invadimos o haras eu deixei bem claro para os policiais: Quero os homens (acusados) inteiros", disse o delegado Francisco Cavalcante, ao comentar com o O POVO o parecer dos quatro promotores.

``Nós que forçamos a Procuradoria Geral (Ministério Público) a apurar a denúncia dos presos, pois não temos dúvidas da nossa inocência. Vamos recorrer ao Conselho Nacional do Ministério Público (em Brasília). Tenho certeza que, dessa vez, a verdade prevalecerá``, declarou o delegado, afastado de suas funções pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, desde novembro último, com base na denúncia dos presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos