quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SC registra queda no número de assassinatos no primeiro mês do ano

O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em Santa Catarina teve queda de 16,88% no comparativo entre o mês de janeiro deste ano com o mesmo período do ano passado. Foram 64 assassinatos este ano contra 77 registrados em janeiro de 2009. Na Grande Florianópolis também houve redução. Foram 11 homicídios dolosos atendidos pela Segurança Pública no período de 1º a 31 de janeiro deste ano contra 16 registrados em 2009. Uma redução de 31,25%.

Dos 64 assassinatos, sete (07) aconteceram em Itajaí. Seguido de Florianópolis (06) e Joinville (06). Municípios como Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes registraram apenas um homicídio.

A maioria dos assassinatos apresenta como motivação principal o tráfico e o consumo de drogas e as desavenças - que incluem brigas em bar, discussão de vizinhos e vingança. Surpreende o número de crimes passionais. Foram oito no Estado neste primeiro mês do ano, sendo três na Grande Florianópolis. A droga, aliás, representa quase que 80% da motivação dos crimes contra a vida. A maioria dos crimes aconteceu em via pública seguido de residência e bares e similares

Com relação aos homicídios ocorridos em via pública, mais de 33% dos casos estão comprovadamente ligados ao tráfico de drogas. Arma de fogo ainda é o instrumento mais usado na prática do crime.

Grande Florianópolis

O número de assassinatos na região da Grande Florianópolis também teve uma redução de 31,25% no comparativo entre janeiro de 2009 e 2010. Foram registrados 16 homicídios dolosos no ano passado contra 11 ocorridos este ano.

Dos 11 assassinatos, seis aconteceram em Florianópolis; dois em Palhoça, dois em São José, e um em Biguaçu.

Com informaçãoes da Ascom SSP SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos