sexta-feira, 26 de março de 2010

Gomorra: a história real de um jornalista infiltrado na violenta máfia napolitana

Por Cecília Olliveira

Na edição desta semana de CartaCapital, o jornalista Paolo Manzo revela como a ‘Ndrangheta, a máfia mais poderosa da Itália, com um faturamento estimado em 44 bilhões de euros (110 bilhões de reais), atua com força crescente no Brasil. Favorecida pela indiferença das autoridades nativas, um tentáculo da máfia calabresa alcançou o País há mais de 30 anos. E aqui instalou um dos seus principais esquemas de lavagem de dinheiro.

Essas ramificações da ‘Ndrangheta pelo Brasil são descritas pelo escritor, jornalista e pesquisador Antonio Nicaso, que acaba de lançar, na Itália, o livro La Mala Pianta, escrito em parceria com Nicola Gratteri, procurador antimáfia junto ao tribunal de Reggio Calábria. (leia aqui, parte da entrevista desta semana, na Carta Capital)

Já Roberto Saviano, 30 anos, é o autor do livro “Gomorra: a história real de um jornalista infiltrado na violenta máfia napolitana”, lançado em 2006 e que já vendeu mais de dois milhões de cópias na Itália e 3,5 milhões em todo o mundo. O livro inspirou o filme “Gomorra”, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, em 2008.

A fama cobrou um preço alto. Saviano vive escondido, sem residência fixa, e sob forte escolta policial porque foi jurado de morte pela máfia de Nápoles, a Camorra. Ilze Scamparini teve trabalho para conseguir confirmar a entrevista, que foi desmarcada algumas vezes por causa do forte esquema de segurança.

Saviano exprime uma profunda amargura, uma certeza meio trágica de que a sua vida praticamente acabou. Nunca mais a liberdade, um gesto simples, andar na rua ou possuir uma casa, desfrutar da felicidade de uma vida de casal.

"Fatalmente terá que sair da Itália, anônimo em algum lugar do mundo, quem sabe até com um outro rosto. Por ter falado a verdade. Pela força das palavras. Isso é o mais doloroso de aceitar." - Ilze Scamparini




Neste vídeo-extra com perguntas que não foram ao ar, o jornalista Roberto Saviano fala sobre as relações entre a Camorra e a máfia chinesa, revela que já recebeu convites de políticos – tanto de esquerda quanto de direita – para se candidatar e dá a sua opinião para duas provocações da correspondente Ilze Scamparini: Por que as pessoas não se rebelam contra a ação das máfias? Por que a Itália é um país corrupto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos