quarta-feira, 23 de junho de 2010

Relatório Mundial sobre as drogas - Edição 2010

Por Cecília Olliveira


O relatório deste ano mostra que a área global de cultivo de coca diminuiu 5% no ano passado, passando de 167.600 hectares em 2008 para 158.800 hectares em 2009. De acordo com o Relatório, a mudança deve-se principalmente a uma diminuição significativa na Colômbia, não compensada pelo aumento no Peru e no Estado Plurinacional da Bolívia.

A área global de cultivo de coca diminuiu 28% durante o período 2000-2009. Em 2009, a Colômbia representava cerca de 43% do cultivo mundial, enquanto o Peru representava 38% e o Estado Plurinacional da Bolívia 19%. Neste período a área sob cultivo de coca na Colômbia diminuiu 58%, principalmente devido à erradicação. Por outro lado, o cultivo de coca aumentou 38% no Peru e mais do que dobrou no Estado Plurinacional da Bolívia (aumento de 112%), acompanhado do fato de que os traficantes desses dois países aumentaram sua própria capacidade de produzir cocaína.



Em 2008, os governos relataram a descoberta de 9.730 instalações clandestinas ("laboratórios") envolvidas no processamento de coca, em comparação com 7.245 em 2007. (...) Mais de 99% dos laboratórios de processamento de coca foram localizados nos três países que cultivam a coca: Estado Plurinacional da Bolívia, Colômbia e Peru. Nos últimos quatro anos, houve um aumento significativo no número de laboratórios de processamento de coca desmantelados nesses países e também em outras partes do mundo. Em 2008, a existência de laboratórios de cocaína também foi relatada em outros países da América do Sul, como Argentina (20), República Bolivariana da Venezuela (10), Chile (4) e Equador (3).

Baixe aqui a parte do Relatório sobre Cocaína (Referências ao Brasil e ao Cone Sul)

Anualmente, o UNODC - Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime - publica o Relatório Mundial sobre Drogas, que reúne os principais dados e análises de tendências sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas ilegais em todo o mundo. Os dados são compilados pelo UNODC a partir de questionários enviados aos países-membros e compõem um documento de referência para nortear as políticas globais sobre drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos