quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sistema Prisional paulista e organizações criminosas: a problemática do PCC

Por Cecília Olliveira

Posto aqui um trabalho que está disponível na biblioteca on line da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, produzido por Gerciel Gersol de Lima, sob a orientação da Prof. Dra. Ana Lucia Sabadel da Silva e que versa sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Resumo:

O presente trabalho discorre sobre a problemática que envolve as organizações criminosas no interior dos presídios do estado de São Paulo. Propõe analisar qual a intensidade do PCC – Primeiro Comando da Capital no que se refere a sua forma de atuação e, para isso, alerta para as condições de cumprimento de pena dos presidiários, bem como promove um resgate histórico acerca das prisões no Brasil.

Download

Também faz uma intervenção a respeito da LEP - Lei de Execuções Penais e o desrespeito no seu integral cumprimento, além do que critica a inconstitucionalidade do RDD – Regime Disciplinar Diferenciado. Resgata a historicidade das rebeliões promovidas em 2001 por aquela facção criminosa e, ainda, os ataques realizados no ano de 2006. Por fim, questiona a possibilidade de a queda dos homicídios no interior nas prisões paulistas serem reflexo da nova dinâmica estabelecida pelo PCC, no que se refere à adoção de regras de comportamento até então desprezadas pelo Estado.

Vi a menção a este trabalho no Itu Comunidade Segura

2 comentários:

  1. Nao encontrei o lugar dos comentarios no outro blog e vim deixar aqui! =)
    Adorei o videozinho pés cansados, muito legal, vcs sao engraçadas tbm!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Sempre é bom contar com um apoio como o seu. TKS

    A luta contra o crime organizado só se faz com informação, principalmente oriunda de fontes seguras como é esta.

    Podemos concordar ou não com as conclusões apresentadas pelo Dr. Gerciel Gerson de Lima, mas seu estudo é sem dúvida interessante e só vem a acrescentar no arsenal contra o crime.

    ResponderExcluir

Mais Lidos