terça-feira, 25 de setembro de 2012

Que polícia os policiais querem? Comentários sobre grupos de extermínio em SP



Por Cecília Olliveira

Ontem eu postei no Blog o texto “Em cada batalhão há um grupo de extermínio”, feito pela repórter Tatiana Melino, da Agência Pública.

Primeiro, identificam-se os "bilões" de cada batalhão, que, na gíria da Polícia Militar (PM), são os policiais mais violentos. Depois, eles são chamados para integrar os "caixas-dois", como são conhecidos os grupos de extermínio de cada batalhão. Para o "trabalho", geralmente usam viaturas da Rota e da Força Tática – ou Forjas Trágicas, como são apelidadas. O caixa-dois é formado por três integrantes, sendo um deles escoltado até um local seguro, onde tira a farda, coloca uma roupa civil e usa uma moto ou um carro para orientar ou executar os assassinatos. Geralmente, atuam em sua área de circunscrição de trabalho. Leia mais.

Quase que imediatamente após o compartilhamento em redes sociais, viram as “pedras”. Aqui, alguns trechos:

  • “Cuidado com seus comentários, vocês estão jogando lama na farda de milhares de policiais honrados”
  • “denuncias infundadas tentando manchar a honra de umA polícia legalista, que é a nossa PMESP, que sem dúvidas é uma das melhores do país”
  • “Qual seu interesse em denegrir a imagem da PMESP? Já que se julga imparcial, porque não faz as mesmas "investigações" com todas as policias, PC, PF, GCM's?"


Mesmo quando eu lia algum comentário que eu achava que ia acabar bem, ele acabava no mesmo lugar comum dos outros:

  • “Sou Policial Militar á 28 anos no RGS , já vi e passei por muita coisa e não me surpreendo facilmente , ja tive o desprazer de prender colega de farda e como todo mundo sabe existe maus profissionais em todas as classes” (...) “uma imprença manipulada e sensacionalista que temos isso seria manchete para um mês inteiro , vejo isso como uma maneira de manchar a confiança da população em uma instituição que é o ultimo recurso de socorro”


Tentei, em vão, justificar que as denúncias se dirigiam a pessoas que compunham a instituição polícia militar, e não à integra da corporação, em sua unidade. Afinal, ou as pessoas não sabem discernir um indivíduo PM da Instituição Polícia Militar ou então elas preferem varrer a sujeira pra debaixo do tapete, protegendo o câncer que é o mau policial, que deveriam torcer pra ser extirpado. Mas se eles defendem a permanência da laranja podre no pomar, como podem querer reclamar das críticas depois? Eu me esforço, mas não consigo entender...

Aí eu recebo DOIS comentários que valeram a pena todo o sacrilégio e execração, feitos por Sandra Paulino.

Leiam:

"O nome do Sd PM JULIO CÉSAR LIMA DO NASCIMENTO desde junho de 2011 estava marcado como o primeiro de uma lista de morte. O segundo é o meu:

Imagem do Blog da Sandra, com nomes

No fim de tarde de 04 de setembro de 2011, domingo, enquanto descansava em casa, recebi a notícia: “MATARAM O SOLDADO NASCIMENTO”. Inconformada com a tragédia e a fria descaracterização do crime continuo lutando pelo esclarecimento da criminalização por ele sofrida e pela investigação de sua morte, no âmbito federal. A memória de mais um policial, que a PM não soube honrar, proteger e valorizar não pode ficar manchada. Os bandidos não chamo de "policiais", chamo de bandidos mesmo e eu sei quem são eles, assim como eles sabem quem eu sou:

Depois de 3 dias de sua morte, sofri atentado a tiros, no meio da rua, com dezenas de testemunhas que a Polícia Civil jamais investigou, embora governador, secretário, comandante geral e outras autoridades tenham sido cobrados pela SDH e SENASP da Presidência da República sobre minha segurança. O Sd NASCIMENTO se tornou "alvo" na PM depois da prisão em flagrante de roubo de carga, de bandidos que, não sabia, eram PMs da mesma 3ª.Cia/36BPM/M, Embu das Artes em dezembro de 2006. Daí em diante a criminalização foi se agravando, com "assalto" que quase o deixou paralítico e por ter reagido, sofreu três processos, sem avaliação do perfil de quem o acusava; alguém que se diz "defensor de direitos humanos", que na verdade é apenas um oportunista, acusando o Sd NASCIMENTO de "sumir" com o agressor, que continua "desaparecido":


A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, abriu processo legislativo RGL 5912/2011 e apesar do parecer da deputada Leci Brandão, para apuração da morte do Sd NASCIMENTO, a investigação não teve maiores resultados. O deputado MARCO AURÉLIO, estranhamente, propôs arquivamento de medidas de proteção aos direitos humanos de outros policiais, RGL 5913/2011, encaminhados à ALESP através do CONDEPE-Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Esse Conselho, que tem lei própria com poderes não subordinados ao governo do Estado, acabou se tornando mero órgão político que absolutamente nada resolve e que me pareceu, pretende usar as tragédias pessoais de policiais assassinados, como se fosse a palmatória com que se bate no governo. 

Solicitei em 04/10/11, na CDH do Senador que PAULO PAIM remetesse minha denúncia ao Ministério da Justiça:



Em 30 de outubro, reiterei isso diretamente à Presidência da República. A SENASP cobrou explicações da SSP/SP e o secretário apenas devolveu a resposta do Cel CAMILO; uma mentira tão deslavada, que envergonha o povo paulista e que foi contestada tanto por mim quanto pela imprensa: 

Ofício da Senasp

Os outros documentos você pode ver aqui, no Blog da Sandra.


Em maio, a PF começou a investigação sobre o assassinato do Sd NASCIMENTO e coincidentemente os atentados contra mim aumentaram: são tiros, perseguições quase diárias a caminho de casa, à porta da escola de minha filha, à porta do escritório e NADA, ABSOLUTAMENTE NADA É INVESTIGADO PELA POLÍCIA CIVIL da região oeste da Grande São Paulo, em Cotia e Embu das Artes.

Por isso e pela coragem da jornalista TATIANA MERLINO, deixo registrado meus parabéns pela reportagem e pelo mínimo de valorização “in memorian”, do Sd NASCIMENTO."






Este foi o relato de Sandra, que depois do ocorrido se uniu a policiais que repudiam a conduta criminosa de alguns membros da Corporação e fundou o Movimento Nacional dos Direitos Humanos dos Policiais.

Para quem conhece minimamente meu trabalho, sabe que critico sim policiais que tenham conduta questionável, mas defendo com unhas e dentes que os bons profissionais tenham melhores condições de trabalho, que tenham direitos humanos como todo cidadão, como podem ver aqui:


Eu marchei também, na passeata do Rio Vermelho, pela greve os Policiais  e Bombeiros Militares do Rio, cujas fotos podem ser vistas aqui.

Então, como eu digo: defendo os bons policiais. Os maus tem que sair da corporação para que esta não fique na lama. Defender os maus policiais só depõe contra quem o defende e ajuda a corporação a manter a má fama de "corrupta, bruta, injusta, truculenta, miliciana". Que polícia vocês, policiais, querem?



5 comentários:

  1. eu quero uma policia humana, onde não há distinção de classe como há nas policias atuais, quero uma policia que respeite as leis do País, uma policia que permita seus integrantes ser gente dotada de direitos, quero uma policia que lute pelos seus quando da definição dos valores salariais e não apenas para definir o que bom para a elite da politica e que bom para os plebeus da policia de forma que o bom destes não prejudique o bom daquela elite, enfim quero a extinção da PM, pois esta instituição não serve para o nosso momento social. ela pode ter sido muito util para o periodo de exceção que nossa Patria viveu no seculo XX, hoje ela é um estorvo social que serve dentre outras coisas ruins, oprimir grande parte de seu quadro humano só por não possuir no uniforme ou farda um desenho ou metal na forma de estrela. Isso é incabível para um estado de direito.

    ResponderExcluir
  2. Cecília, vc é uma pessoa especial. Por isso vou te contar uma fábula que embora pareça infantil, tem uma lição INESQUECÍVEL: um sapinho, muito persistente, ouviu a promessa do rei de que haveria uma grande corrida na floresta e o vencedor, ganharia a sapinha sua filha como noiva. Tds se apressaram para ocupar as melhores posições de largada e lá foi o sapinho. Durante a corrida, ouvia xingamentos, impropérios mil e nada de desistir. Correu e saltou, venceu tds os obstáculos possíveis e impossíveis e via sapos muito melhor preparados caindo pelo caminho. Havia a torcida dos favoritos, dos que se diziam protegidos do rei, enfim, esses também eram vistos caindo e no final da corrida, o sapinho ganhou! O rei, conforme prometido, apresentou a sapinha que já olhava o herói apaixonada. Foi então que o rei, entre surpreso e feliz perguntou? Qual o segredo? E o sapinho: Hã? até que o rei percebeu que o candidato a genro era SURDO!

    Perceba que se perder tempo com aqueles que não querem ver o óbvio, seja por qual razão for, vc deixa de semear, deixa de cuidar do que é preciso e ao final, deixa de colher.

    Continue seu trabalho, ele é muito bom. De verdade. Parabéns!

    Sandra Paulino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandra! Obrigada pelas palavras, pelos elogios, e principalmente por compartilhar sua história. Força e fé! bjs

      Excluir
  3. Eu só conheço UMA, Associação que realmente cuida dos direitos jurídicos, constitucionais, salariais e de ajuda REAL aos Policiais Militares do Estado de São Paulo e é a AFAPESP, cuja presidente é a Adriana Galdeano Borgo.
    Meus colegas nunca ouviram falar de qualquer outra.
    Para esclarecimentos, todos sabem sem hipocrisia que o PCC está infiltrado em todas as esferas da sociedade, na mídia, na segurança pública, nos altos escalões do Estado, inclusive financiando a formação dos "funcionários" desta facção.
    Dizer que está infiltrado na Polícia Militar é um tanto que tendencioso.
    Leiam o novo estatuto do PCC e verão que a forma com que usam as palavras, não é de qualquer leigo.
    Enfim...ninguém está dizendo que em meio a mais de 10.000 homens não existam aqueles que são "bandidos" e esses são detectados e banidos da corporação, o TJM é muito imparcial e tratam os fatos sem desvios ou tendência e em alguns chegam até ser injustos.
    O que foi dito aqui, foi a forma em que colocou a sua matéria, para você afirmar que em todo batalhão existe um grupo de extermínio, é uma acusação grave que se a senhora tiver com as provas, deve levar imediatamente ao TJM e não ficar gastando tempo aqui na rede e deixando as pessoas pensarem que a PMESP é corrupta.
    Em respeito aos 73 executados pelo PCC, acredito que as pessoas deveriam pensar antes de escrever e cuidar com as palavras e frases de duplo sentido, porque as famílias destes também têm acesso a rede e é triste saber que um pai, um filho, uma família foi desfeita nas mãos criminosas em vão, já que não possuem qualquer reconhecimento da sociedade.
    Foi assim que muitos colegas interpretaram e entendem o que a senhora escreveu.
    Dignidade, Força e Honra!!











    ResponderExcluir
  4. Pois é, como diz BLOG DA SANDRA PAULINO, Quando é o seu sapo tudo bem, oproblema é quando é sapo dos outros!
    Coneço somente conheço AFAPESP - COM. DOS DIREITOS HUMANOS DOS POLICIAIS DE SÃO PAULO, presidida pela então Adriana Galdeano Borgo - não veja essa outra no qual vc citou e nem tão pouco sua fundadorra se manisfestar em respeito aos policiais!
    Parece que vc tem uma facilidade enorme de encontrar indicios que vão contra a Policia Militar com materias copiadas e tendenciosas!

    ResponderExcluir

Mais Lidos