segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SP: "Em cada batalhão da PM tem um grupo de extermínio".




Por Tatiana Merlino, na Revista Caros Amigos

Imagem da Internet
Primeiro, identificam-se os "bilões" de cada batalhão, que, na gíria da Polícia Militar (PM), são os policiais mais violentos. Depois, eles são chamados para integrar os "caixas-dois", como são conhecidos os grupos de extermínio de cada batalhão. Para o "trabalho", geralmente usam viaturas da Rota e da Força Tática – ou Forjas Trágicas, como são apelidadas. O caixa-dois é formado por três integrantes, sendo um deles escoltado até um local seguro, onde tira a farda, coloca uma roupa civil e usa uma moto ou um carro para orientar ou executar os assassinatos. Geralmente, atuam em sua área de circunscrição de trabalho.

Quando o serviço acaba, chega uma viatura, encarregada de recolher as cápsulas e pedir para o pessoal do comércio lavar o local. O importante é adulterar a cena do crime. Em seguida, coloca-se a vítima no carro, e, mesmo que esteja morta, ela é levada ao hospital. Quando necessário, usam o "kit vela" ou "kit flagrante": uma porção de entorpecente e uma arma fria colocada na mão do cadáver, para justificar o homicídio. Às vezes, também deixam um celular junto à vítima.

"O caixa-dois funciona quando não dá para fritar na resistência [justificar o assassinato como decorrência de suposto confronto com a PM]", explica um policial civil, que investigou grupos de extermínio formados por policiais militares. "A maior parte deles participa do negócio, mesmo quem não mata. É até uma questão de subordinação hierárquica ao comando."



Na maioria dos casos de extermínio, seja na capital, litoral ou interior, o modus operandi das ações é praticamente o mesmo. Atiradores em carros de cores escuras, vestindo toucas ninja e roupas pretas, e manejando, na maioria das vezes, armas de calibres 9mm, .380 ou .40. PUNIÇÃO A regra do batalhão é: o PM se negou a torturar, a matar? Vai para o PAO: Pelotão de Apoio Operacional, espécie de punição dada pelo comando de alguns batalhões da PM paulista a policiais que se negam a participar de ilegalidades e abusos, como torturas, matanças e grupos de extermínio. O castigo consiste em fazer ronda do lado de fora do batalhão, ficar 12 horas de pé, incomunicável com os outros membros da tropa e sem poder comer, urinar ou evacuar. Os que ousarem se solidarizar com os castigados são punidos da mesma maneira.

O major de um dos batalhões onde o PAO é aplicado intimida sua tropa batendo no peito e gritando: “Eu sou Highlander, vocês me respeitem!”. Highlander é um grupo de extermínio chamado dessa maneira, porque corta as cabeças e mãos das vítimas. O major incentiva a matança de “ladrões” e dispensa do trabalho quem matar mais. Manda para o PAO quem não quiser entrar para o “caixa-dois”.

Essas graves acusações são feitas pelo policial civil, citado anteriormente, e por um sargento da Polícia Militar – ambos não compactuaram com ilegalidades cometidas por membros de suas corporações. O primeiro conversou com a Caros Amigos na condição de sigilo de identidade, sob alegação de estar sendo perseguido e ter sofrido ameaças e duas tentativas de homicídio, após ter apresentado relatórios de investigação sobre grupos de extermínio.

A denúncia sobre o PAO também foi levada ao Conselho de Defesa da Pessoa Humana (Condepe), que vem sendo procurado por policiais civis e militares que não estão de acordo com torturas, assassinatos e desaparecimentos que vêm acontecendo em São Paulo. “Primeiro vieram investigadores da polícia civil, depois da PM – soldado, sargento, tenente e até capitão –, e, por fim, delegados de polícia. Todos deram um quadro que, para nós, é muito grave. São pessoas que ficam na seguinte situação: ‘ou eu entro para a bandidagem ou sou punido’”, relata Ivan Seixas, presidente da instituição. Segundo ele, tais funcionários públicos estão sofrendo ameaças de morte, de punição e processos administrativos e disciplinares. As denúncias que o policial passou à reportagem da Caros Amigos também foram encaminhadas a órgãos públicos fiscalizadores da lei.

HIGIENE SOCIAL

De acordo com o policial civil, os grupos de extermínio funcionam “numa égide de controle e higienização social, para prestigiar o comando e o governo, para abaixar índices de criminalidade”, explica. “Assim, os vagabundos sabem que, se roubarem naquela determinada cercania, vão para o saco, morrem. Isso provoca um êxodo, o cara migra”. Segundo ele, ao ajudar a baixar as estatísticas de violência nas suas regiões de trabalho, os policiais recebem proteção do comando, sendo favorecidos por melhores escalas, bicos, armamentos, viaturas e outros equipamentos táticos.

Um dos grupos de extermínio que atuava dessa maneira, os Highlanders, era formado por policiais da Força Tática do 37º Batalhão, na Zona Sul de São Paulo. Eles atuavam no bairro do Jardim Ângela, matando as vítimas e jogando os corpos decapitados em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Aproveitando a situação, os policiais dos grupos de extermínio também cometeriam crimes para matar seus desafetos. Paralelamente a isso, também matam por encomenda, “modalidade” de assassinatos chamada de “firma”. “É quando parte do ideal funcional vai para o ideal capitalista”. Tal modalidade estaria, assim, diretamente relacionada com os casos de corrupção. “A corrupção e a mortandade são institucionalizadas”. O policial civil relata, ainda, que existe um acordo entre policiais e criminosos sobre a divisão de caixas eletrônicos. Na firma, também entram disputas por caça-níqueis, loterias clandestinas e bingos.

RESPOSTAS DA PM SOBRE AS DENÚNCIAS:

Caros Amigos - Segundo denúncia de dois policiais, um da Civil e um da Militar, há batalhões da Polícia Militar onde existe uma punição aos policiais que se negam a compactuar com ilegalidades e abusos, como participar de torturas, matanças e entrar para os grupos de extermínio. O nome da punição seria PAO (Pelotão de Apoio Operacional), que seria uma ronda externa do batalhão, ficar 12 horas de pé sem se alimentar ou ir ao banheiro. A Corregedoria tem conhecimento desse tipo de prática?


Polícia Militar do Estado de São Paulo - A PMESP e a Corregedoria desconhece essa gíria da punição PAO, e hoje nenhum policial se sujeitaria a trabalhar sem poder se alimentar e ir ao banheiro, e denunciaria à própria Corregedoria, qualquer desses abusos.


CA - Na denúncia feita pelos policiais, eles explicam como seria o modus operandi de grupos de extermínio: identificariam-se os chamados “bilões’, que seriam os policiais mais violentos para integrarem os grupos, que seriam chamados para integrar os ‘caixa-dois’, que seriam os grupos de extermínio do batalhão. A Corregedoria tem conhecimento desse tipo de denúncia?

PMESP - Também não conhecemos a expressão caixa dois como sendo grupo de extermínio, essa gíria é desconhecida na Polícia Militar de São Paulo.


CA - Ainda sobre o modus operandi dos grupos de extermínio, há a denúncia de que eles atuariam em sua área de circunscrição, são formados por três integrantes, um deles seria escoltado até um local seguro, tiraria a farda, trocaria por uma de civil e orientaria ou executaria os assassinatos. Na sequencia, uma viatura seria encarregada de recolher as cápsulas para adulterar a cena do crime. A Corregedoria tem conhecimento desse tipo de denúncia?

PMESP - Também desconhecemos essa conduta e seria estranho quem atua fora da lei respeitar área de circunscrição.


CA - Haveria, ainda, o uso de ‘kit vela’, que seria uma porção de entorpecente e arma fria colocada na mão do cadáver, para justificar o homicídio. A Corregedoria tem conhecimento desse tipo de prática?

PMESP - Desconhecemos esse tipo de procedimento, porém se encontrado qualquer tipo de droga ilícita ou arma sem registro serão, com certeza, tomadas as providências cabíveis.


CA - A motivação dos grupos de extermínio seria, de acordo com as denúncias, baixar os índices de criminalidade na área dos batalhões. Assim, tais policiais teriam proteção do comando, favorecidos por melhores escalas, bicos e armamentos. A Corregedoria tem conhecimento desse tipo de prática?

PMESP - Afirmação totalmente incongruente, pois como que para baixar números de roubo, furtos e outros delitos eu estaria aumentando o número de homicídios, o que inclusive não correspondem aos fatos, pois o número de homicídios caiu vertiginosamente no Estado de São Paulo, o que coloca tal "denúncia" sem crédito, pela falta de lógica.


CA - O policial civil afirma que os grupos de extermínio são institucionalizados e regionalizados em cada batalhão, que existem em todo o Estado de São Paulo. Segundo ele, em cada batalhão tem um grupo de extermínio. O que a Corregedoria afirma a respeito?

PMESP - Afirma ser inverídica tal afirmação, pois teria que ser um conluio generalizado para a prática de crimes, que rapidamente viria à tona, com provas e denunciantes que não teriam medo de apresentar provas destas condutas.

CA - Os policiais e o presidente do Condepe, Ivan Seixas, também revelam que os policiais, tanto civis e militares, que tentam denunciar a existência de grupos de extermínio são perseguidos dentro da corporação. A Corregedoria vem recebendo denúncias e reclamações desse tipo?

PMESP - Estranha tal afirmação, pois a Corregedoria dá todo o apoio a policiais militares que fazem denúncia, e o policial militar sabe disso, e é um profissional treinado e selecionado com a virtude da coragem o que não coaduna com a covardia de denunciar ilícitos graves de forma anônima sem trazer para tal, provas, como gravações, filmagens, nomes dos infratores e as ações criminosas.

36 comentários:

  1. Cuidado com seus comentários, vocês estão jogando lama na farda de milhares de policiais honrados, se terem provas, se por acaso os tiverem que apresentem, não façam especulações sobre o que disse me disse.
    Nós policiais PM/PC/GM/PF/PRF/ entre outros não precisamos desse tipo de credito, a quem interessa esses comentários desairosos.
    Vemos que cada vez mais estão querendo denigrir a imagem dos policiais, sofremos por um Estado que não apoia seus policiais, é mais fácil sacrificar seus homens do que lutar por uma sociedade mais justa, onde o ser humano e protegido e não os criminosos, aliás, já esta na hora de fazer uma limpa no quadro politico deste Pais, votos neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é jogar lama na farda de milhares de policiais honrados. Os bons profissionais estão a salvo do apontado acima. O texto fala de policiais que atuam a margem da lei, e que portanto, devem ficar a mercê da justiça. São coisas completamente diferentes. Maus policiais são um caso. Bons policiais são outro. Agora, quando um "bom policial" começa a defender a "honra" (??) de maus policiais, acho preocupante. Não são os maus policiais que sujam suas fardas de "lama" e que comprometem os bons policiais da corporação?

      Excluir
    2. Todos esses dados a que voce se refere, devo ter certeza que voce nao pegou na internet, porque se pegou e acreditou tenho pena de você. Jogar dados a mera expectiva é muita facil, o dificil é ser provado tudo que foi citado acima, me desculpe mas uma pessoa que não esteve dos dois lados não tem base para criticar qualquer um deles. Se você sabe que em "todos os batalhões" há grupos de exterminio você tambem não está fazendo seu papel de cidadão e cooperando com a justiça. Gostaria de ve-la propor soluções para tudo que você criticou, duvido que consiga achar 2 que possam dar certo. Convido ainda a estudar melhor os procedimentos a que um policial é submetido, gostaria de ve-lá defendo um bem material de uma pessoa que você nem faz ideia de quem seja, e isso não importa, e arrisca a sua vida para isso.

      Excluir
  2. olá caros amigos, isso e pegadinha? óu é para acreditar mesmo? denuncias infundadas tentando manchar a honra de umA polícia legalista, que é a nossa PMESP, que sem dúvidas é uma das melhores do país ( com todo respeito as demais policiais do Brasil).

    ResponderExcluir
  3. Qual seu interesse em denegrir a imagem da PMESP?
    Já que se julga imparcial, porque não faz as mesmas "investigações" com todas as policias, PC, PF, GCM's?
    Acho que deveria viver um pouco a rotina da PMESP para ter fundamentos e falar com propriedade.
    Ainda, porque não fala um pouquinho dos policiais do Estado de São Paulo que estão sendo executados covardemente?
    Como pode jogar uma matéria dessas na rede, sem sequer poder comprovar suas fontes?
    Graças a DEUS os cidadãos de bem já não se deixam levar por esse tipo de matéria, pois sabem que sempre poderão contar com nossa honrada polícia, inclusive as pessoas que não gostam da PMESP.
    Quem defende a honra das famílias e dos policiais que tombam por conta desta violência patrocinada pela omissão?
    Matéria repugnante e não merece credibilidade, se fosse séria e realmente estivesse "preocupada", faria uma "investigação" mais abrangente.

    ResponderExcluir
  4. Legal é que ainda tem que ir para aprovação se nossos comentários são pertinentes ou não, se há interesse em publicar ou não.
    Vai saber se todos os comentários foram postados ou peneirados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, da mesma forma que eu defendo o seu direito de se manter anônimo, eu me reservo o direito de não publicar coisas como: palavrões, ofensas pessoais, xingamentos descabidos. O resto, tá aí ;)

      Excluir
  5. Postei aqui uma matéria sobre grupos de extermínio na PMESP e o povo cai de pau xingando, anonimamente, claro. "Vc está manchando a honra da PM!". Ok, mas ou as pessoas não sabem discernir um indivíduo PM da Instituição Polícia Militar ou então elas preferem varrer a sujeira pra debaixo do tapete, protegendo o câncer que deveriam torcer pra ser extirpado. Mas se eles defendem a permanencia da laranja podre no pomar, como podem querer reclamar das críticas depois? Eu me esforço, mas não consigo entender...

    ResponderExcluir
  6. Da mesma forma que uma parte da "população" defende os menores de idade, que com as muletas do assistencialismo, da diferença social que os grupos "humanitários" tanto pregam, roubam, matam, estupram, são os que cometem e são induzidos a cometer os crimes mais violentos porque não respondem em igualdade de justiça.
    A maioria da corporação tem origem humilde e nunca caíram na criminalidade apoiados nessa muleta.
    A senhora não respondeu nenhum questionamento acima e nem a minha sugestão de conhecer melhor as rotinas da PMESP.
    Veja como seria interessante falar deste e de muitos outros tipos de "câncer" da sociedade com propriedade e conhecimento de causa!!
    Não acredito que algum policial entraria aqui para lhe ofender, aliás, gostaria de entender melhor o que a senhora considera o câncer da sociedade.
    Se for falar nisso, temos um tema bem abrangente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que a INSTITUIÇÃO polícia militar é um câncer. Eu disse que pessoas com a conduta condenável dentro da instituição o são, ou seja: um mau policial age como um câncer, seja contaminando outros, seja manchando a honra dos bons policiais. O Sr. Anônimo viu que há as respostas da propria da PM ãs questões? Então, isso está elucidado. O Sr. leu a matéria na íntegra, linkada acima, sobre as declarações da PC que investigou ALGUNS policiais militares envolvidos? Em nenhum momento a repórter (que não sou eu, por acaso), acusou alguém. ela reproduz as falas dos investigadores e dá a PMSP a voz pra se defender.

      Excluir
  7. A senhora conhece o PROERD?

    ResponderExcluir
  8. Li sim, mas quando as pessoas postam algo é porque concordam e aceitam como verdade, não é porque foi um "PC" e um "PM" quem relatou que exime a responsabilidade de quem divulga.
    Acho que nesse momento em que aproximadamente 70 homens da PMESP foram executados de forma covarde, as pessoas deveriam ter mais respeito e cuidado com o que jogam na rede, até por respeito aos mortos e aos seus familiares, que já sofrem com a perda e o desamparo total do Estado e nenhum humanitário foi estender as mãos, saber como está o filho do policial (criança de 9 anos) que viu seu pai ser assassinado com dezenas de tiros no rosto, quando ia simplesmente comprar um lanche junto ao seu filho.
    Isso entre tantas outras histórias tristes que simplesmente nem são notadas, ficam apenas nas lembranças das famílias que vêm seus queridos indo para o trabalho, hoje não mais só para combater a criminalidade, mas para defender suas próprias vidas, na incerteza da volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em hipótese alguma os policiais foram desrespeitados. A matéria fala de policiais vivos, cuja idoneidade é duvidosa. Sobre os bons policiais, todo o respeito. Sobre os maus, que sejam punidos, assim como qualquer outra pessoa que infrinja as leis.

      Excluir
  9. Uma pena essa matéria. Graças a jornalistas como você o mundo está como está! Se precisar pode ligar 190 que será atendida com todo o respeito. Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, pena que você ainda não entendeu a diferença entre criticar a conduta de UMA PESSOA não tem a ver com criticar a INSTITUIÇÃO. Sendo assim...

      Excluir
  10. Sou Policial Militar á 28 anos no RGS , já vi e passei por muita coisa e não me surpreendo facilmente , ja tive o desprazer de prender colega de farda e como todo mundo sabe existe maus profissionais em todas as classes , ninguem entra para a policia com intenção de ficar rico , um simples reconhecimento é sempre um encentivo para continuar , em todos estes anos nunca fiz uma denuncia anonima sobre qualquér colega tanto de farda como civil , ou o camarada é policia ou não é , bandido usa arma por prepotencia , pra mim é uma ferramenta de trabalho que só vai ser usada em ultimo caso , fazer uma acusação anonima é muito simples e muitas vezes com intenção de se conseguir algo , já perdi as contas das ameaças de morte que ja tive e se eu tivesse medo disso já teria saido ha muito tempo , falar de uma policia seja éla qual for e ainda desta maneira sem provas de nada , uma denuncia do nada e com crimes que ninguem viu nada ainda mais com uma imprença manipulada e sensacionalista que temos isso seria manchete para um mês inteiro , vejo isso como uma maneira de manchar a confiança da população em uma instituição que é o ultimo recurso de socorro , pois quando a educação a saude e simplesmente o governo não resolve é a policia que é chamada e esta sempre pronta a atender 24 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ja tive o desprazer de prender colega de farda e como todo mundo sabe existe maus profissionais em todas as classes" - é exatamente sobre isso que se trata. Um mau profissional em uma classe. O fato de um médico cometer um erro e operar a perna esquerda ao invés da direita significa que TODOS OS MÉDICOS são maus profissionais? Não. Significa que vc tem que denunciá-lo ao Conselho de Medicina pra que ele não opere mais e não faça mais vítimas. E só. Os bons não devem ter sua capacidade/profissionalismo comprometido por isso. Mas se ao contrário dos colegas de profissão denunciá-lo, esconder seu erro, o que acontece? As pessoas podem pensar que são todos iguais ou o médico pode achar que pode arrancar a perna que está ok. Concorda?

      Excluir
    2. Concordo sim , só que um policial não é testemunha oculta , policial não faz denuncia ele age , ainda mais denuncia anonima , seja militar , civil ou federal , a instituição policial é muito mais organizada que se pença , quem garante que esta denuncia foi feita por policial ? E se foi um criminoso se passando ? É anonimo !? Pode ser qualquer pessoa e com certesa com alguma intenção , no passado já tivemos esquadrões da morte mas hoje em dia ninguêm fica mais quiéto os tempos mudaram , as pessoas hoje em dia tem medo é de bandido principalmente nas vilas e morros , e as pessoas de alta classe tambem tem medo deles e mais ainda da imprença pra não serem motivo de escanda-lo ,mas ninguêm tem medo da policia , a policia é chamada pra socorrer sempre e quando se precisa dela ninguêm se pergunta se é um bom ou mau policial que esta indo . Se existe estes bilões tem que ter nomes e aonde atuam , pra isso pode até ser uma denuncia anônima pra se ter um ponto de partida na investigação , ou seja vamos dar nomes aos bois , quem quér voto fala o nome do candidato , quem quér ver justiça tem que dar o nome do bandido no minimo .

      Excluir
    3. Um anônimo falando que a repórter não pode dar crédito a fontes anônimas. Entendi... Como disse, "E se foi um criminoso se passando"...

      Excluir
    4. Com certesa um criminoso não vai querer a verdade , eu não disse que não deva dar crédito a uma denuncia anônima mas que no minimo se faça uma simples pergunta a quem denunciou . Quando e aonde foram cometidos estes crimes ? Só isso . Quanto a um anônimo falando que a repórter não pode dar crédito a fontes anônimas ? Retire a opção anonimo então .

      Excluir
  11. Cecilia Oliveira, vc manipula as palavras de forma tendenciosa e sense cionalista, não conheçe o verdeiro serviço policial, sua materia é para manter seu ego. Não deve ter 40 anos de vida, por tanto não viveu os anos de chumbo! Vc como milhares de pessoas arrastam o no militar pelo passado! Afinal de contas onde esta o militarismo usado na sociedade? Vc critica a mortes daqueles que resolveram enfrentar o Estado a mão armada, não vi nenhuma materia sua sobre os 70 policiais que ja morreram e foram caçados este ano!
    Como pode querer manchar de forma covarde uma instituição que defende vidas. E o desprazer do advogado que tentou entrar no presidio levando celular e o qual ja foi membro da comissão dos Direitos Humanos?
    Vc não consegue sustentar seus argumentos a coreregedoria da Policia militar desconhece quaquer fato a respeito dos seus relatos, e diga-se de passagem é uma corregedoria que age, se vc tem denuncias fatos concretos ou suspeita de algo passe a corregedoria, tenho certeza que sera atendida de imadiato! Não posso dizer que todos os reporter e jornalistas são incopetente e sensacionalista, pois abrange uma classe interira de profissionais! Não é mesmo senhora Cecelia Oliveira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desanimo de discutir com gente que não conhece meu trabalho. De gente que não leu nada no blog sobre direitos humanos dos policiais, sobre as estatísticas de morte dos policiais replicadas nas redes sociais, sobre a cobrança de condições dignas de trabalho e salário a altura. Mas o que mais me dá preguiça é ver que o senhor Anônimo que critica o anonimato das outras fontes da matéria não viu sequer a assinatura da repórter que escreveu a matéria, que por acaso, nem sou eu... Nem tampouco entende a diferença entre criticar a conduta de UMA PESSOA e uma instituição. Pena...

      Excluir
    2. Eu já criei uma conta no google pra sra. deixar a preguiça de lado , vejo que a sra. tambêm não leu o que escrevi , não critiquei o anônimato , mas se vou acusar alguêm de ter cometido algum crime ou ter feito alguma coisa no minimo usando do anônimato , pósso dizer aonde e quando isso foi feito.

      Excluir
  12. O nome do Sd PM JULIO CÉSAR LIMA DO NASCIMENTO desde junho de 2011 estava marcado como o primeiro de uma lista de morte. O segundo é o meu: http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011/12/presente-de-fim-de-ano.html No fim de tarde de 04 de setembro de 2011, domingo, enquanto descansava em casa, recebi a notícia: “MATARAM O SOLDADO NASCIMENTO”. Inconformada com a tragédia e a fria descaracterização do crime continuo lutando pelo esclarecimento da criminalização por ele sofrida e pela investigação de sua morte, no âmbito federal. A memória de mais um policial, que a PM não soube honrar, proteger e valorizar não pode ficar manchada. Os bandidos não chamo de "policiais", chamo de bandidos mesmo e eu sei quem são eles, assim como eles sabem quem eu sou: http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011/09/mataram-o-soldadonascimento.html Depois de 3 dias de sua morte, sofri atentado a tiros, no meio da rua, com dezenas de testemunhas que a Polícia Civil jamais investigou, embora governador, secretário, comandante geral e outras autoridades tenham sido cobrados pela SDH e SENASP da Presidência da República sobre minha segurança. O Sd NASCIMENTO se tornou "alvo" na PM depois da prisão em flagrante de roubo de carga, de bandidos que, não sabia, eram PMs da mesma 3ª.Cia/36BPM/M, Embu das Artes em dezembro de 2006. Daí em diante a criminalização foi se agravando, com "assalto" que quase o deixou paralítico e por ter reagido, sofreu três processos, sem avaliação do perfil de quem o acusava; alguém que se diz "defensor de direitos humanos", que na verdade é apenas um oportunista, acusando o Sd NASCIMENTO de "sumir" com o agressor, que continua "desaparecido": http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/ouvidor-dos-direitos-humanos-e-preso-por-suspeita-de-extorsao-em-cotia-20110707.html A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, abriu processo legislativo RGL 5912/2011 e apesar do parecer da deputada Leci Brandão, para apuração da morte do Sd NASCIMENTO, a investigação não teve maiores resultados. O deputado MARCO AURÉLIO, estranhamente, propôs arquivamento de medidas de proteção aos direitos humanos de outros policiais, RGL 5913/2011, encaminhados à ALESP através do CONDEPE-Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Esse Conselho, que tem lei própria com poderes não subordinados ao governo do Estado, acabou se tornando mero órgão político que absolutamente nada resolve e que me pareceu, pretende usar as tragédias pessoais de policiais assassinados, como se fosse a palmatória com que se bate no governo. Embora sejam todos voluntários, passeiam de avião o ano todo, para Brasilia e outros lugares, com dinheiro público que vaza dos cofres da SDH onde a titular só fala mal das polícias. É preciso que a sociedade se organize e cobre das autoridades federais um novo paradigma de segurança pública, onde os bons agentes do Estado sejam cada vez mais incentivados, não chicoteados ou mortos. Solicitei em 04/10/11, na CDH do Senado que PAULO PAIM remetesse minha denúncia ao Ministério da Justiça http://www.youtube.com/watch?v=JrxOq3_A_EY Em 30 de outubro, reiterei isso diretamente à Presidência da República. A SENASP cobrou explicações da SSP/SP e o secretário apenas devolveu a resposta do Cel CAMILO; uma mentira tão deslavada, que envergonha o povo paulista e que foi contestada tanto por mim quanto pela imprensa: http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/04/verdade-e-que-o-comando-geral-mente.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É disso que eu estava falando, Sandra: "O Sd NASCIMENTO se tornou "alvo" na PM depois da prisão em flagrante de roubo de carga, de bandidos que, não sabia, eram PMs da mesma 3ª.Cia/36BPM/M". Os maus policiais, vitimam os bons. Sou solidária a sua causa e ao seu pranto. Infelizmente é muito dificil "remar contra a maré", mas se todos se calarem, isso se repetirá para sempre.

      Excluir
    2. Obrigada, minha cara, pela solidariedade que estenderei aos pais, irmãs, parentes e amigos.

      Excluir
  13. Felizmente, uma rede de televisão teve a coragem de desmentir esse coronel: http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/04/comeca-queda-da-banda-podre-que-mandou.html Em maio, a PF começou a investigação sobre o assassinato do Sd NASCIMENTO e coincidentemente os atentados contra mim aumentaram: são tiros, perseguições quase diárias a caminho de casa, à porta da escola de minha filha, à porta do escritório e NADA, ABSOLUTAMENTE NADA É INVESTIGADO PELA POLÍCIA CIVIL da região oeste da Grande São Paulo, em Cotia e Embu das Artes. Todas essas autoridades sabem que há bandidos escondidos atrás da farda e/ou do terno-e-gravata que tem muito$ intere$$e$ em jogo, o que não é trocadilho: arrêgo dos caça-níqueis, roubo de carga e propina mensal, sem falar dos serviço$ com milícia$ e facçõe$ crimino$a$ que pagam altas somas + ap + veículo para ter o que falta ao povo: SEGURANÇA. Estes covardes, agentes do Estado, mandaram matar o Sd NASCIMENTO e apostam no meu extermínio. Processos e inquéritos de finalidade intimidativa são tantos que já nem sei contar quantos e a OAB/SP-Borges D’Urso, integrante de partido político que em SP “tá russo, mano!” só o que fez foi me criminalizar pq está “militarizada”, exatamente como aconteceu com a Prefeitura de SP. Apoio e defesa de Advogados como ALBERTO ZACHARIAS TORON foram essenciais para que meu registro na OAB não fosse cassado. Penso que intimidação só vale para covardes e assim, fundamos (policiais e eu) o MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DE POLICIAIS-MNDHPOL - SD JULIO CESAR LIMA DO NASCIMENTO, como resposta ao seu covarde assassinato: http://mndhpol.blogspot.com.br/2012/03/essa-nao-e-policia-que-queremos.html Era declaradamente um bom policial, bom filho, irmão, amigo de todos que o estimavam e seu desgosto era justamente sofrer acusação de ter “sumido” com o marginal que veio não para “assalto”, mas para sua morte. No MNDHPol recebemos informações reservadas todos os dias, repassando tudo aos órgãos de defesa realmente confiáveis. A única exigência é que o policial mantenha um canal de comunicação para checagem de denúncias por outros profissionais. A SSP/SP não tem o menor interesse na apuração dessas mortes, seja de policiais, seja de cidadãos, por isso nega a existência desses grupos de extermínio, o que não vai resolver a situação, ao contrário: vai agravar ainda mais o que já é descontrole total. A REVISTA CAROS AMIGOS, a exemplo de alguns poucos setores da imprensa tem compromisso com a verdade e nada mais. Por isso e pela coragem da jornalista TATIANA MERLINO, deixo registrado meus parabéns pela reportagem e pelo mínimo de valorização “in memorian”, do Sd NASCIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho falando sobre os direitos humanos dos policiais há tempos: http://armabranca.blogspot.com.br/2011/01/direitos-humanos-para-os-policiais.html aqui tb: http://armabranca.blogspot.com.br/2010/01/direitos-humanos-devem-valer-para.html e exatamente pq eu quero que eles tenham direitos, é que as laranjas podres devem ser expurgadas. Para que pessoas como o soldado nascimento não paguem alto preço pela corrupção.

      Excluir
    2. O preço que ele pagou, felizmente, foi recebido pelo Criador que da JUSTIÇA cuidará, disso não tenho dúvida. A mágoa que ficou também só Ele poderá apagar...

      Excluir
  14. Não tenho palavras para expressar a minha indignação com o autor deste texto. Quem o escreveu teve claramente a intenção de denegrir a imagem de uma corporação, formada por homens e mulheres, que arriscam as suas vidas diariamente em prol de pessoas que não os conhecem. Escreveram, elaboraram e perderam tempo na criação de um conjunto de palavras sem nenhuma prova ou fundamento. E isso engraçado, pois já passam de setenta o número de policiais mortos em São Paulo, apenas neste ano, e eu não vejo absolutamente nenhum civil escrevendo, publicando ou cobrando alguma resposta das autoridades. Os Policiais Militares do Estado de São Paulo são a única barreira entre o cidadão de bem e o criminoso. Eles são perseguidos por marginais, as suas atuações nas ruas sofrem duras críticas fornecidas pela imprensa e sem contar que se sujeitam a trabalhar sob um regimento/regulamento arcaico, duramente instituído e cobrado pela corporação. E mesmo com todas as dificuldades, vemos diariamente centrais de flagrantes repletas de ocorrências apresentadas por eles, Policiais Militares. Agora, o que seriam de nós sem a Polícia ? É duro escrever isso, mas a PMESP deveria parar. Isso mesmo, parar ! Sem a polícia trabalhando efetivamente nas ruas, a quem você recorreria apoio ? Ao ministério público ? Ao juiz ? A imprensa ? A cidade está muito tranquila, ainda. A sociedade tem que virar um inferno, literalmente, para que essa grande massa que se acha entendedora na área de segurança pública, pare de defender bandido, e venha apoiar aqueles que sempre estiveram aos seus lados. É muito fácil criticar estando dentro de uma sala, com ar-condicionado, ao som de MPB e com uma vista maravilhosa de sua janela. Eu quero ver sentar em uma viatura, portando uma única pistola .40 e tentar fazer polícia para um bando de pessoas ignorantes, sem cultura, sem educação e que só desejam o seu mal. Eu quero ver você tentar aplicar essa lei ridícula que nós temos, nas ruas. Só um completo idiota não consegue enxergar a real dificuldade que existe, hoje, de ser Policial. Agora, infelizmente, temos que nos deparar diariamente com comentários e textos como este, escrito acima. Isso é uma vergonha, uma vergonha ! Ninguém ajuda, a maioria critica e logo estaremos entrando em um grande colapso. A situação, dessa maneira, só tende a piorar no médio/longo prazo. Em outro país, acreditaria em uma grande mudança. Já aqui no Brasil, perdi as minhas esperanças.

    ResponderExcluir
  15. Escrevi sobre essa confusão entre "a corporação" e "um policial, uma pessoa" e que tipo de polícia os policiais querem no post: http://armabranca.blogspot.com.br/2012/09/que-policia-os-policiais-querem.html

    ResponderExcluir
  16. Admiro sua habilidade com as palavras, admiro também com que destreza a autora compôs seu texto. O que mais admiro é o afinco com o qual ambas se dedicam para esta hipocrisia. Policial tem arma, treino, experiência na rua, entende muito bem como a bandidagem atua e, mesmo assim, dedica sua vida para combater o crime na rua e arrisca sua vida trabalhando as vezes mais que o dobro das outras pessoas, extendendo suas horas de trabalhos em serviços extra... Quase não vejo escrevem textos referentes a esta atitude nobre, isto desanima, a maioria das pessoas preferem não se arriscar, e quando o fazem nunca é para defender outros, se for correr riscos é para ganhar dinheiro criminosamente, mas o policial não... talvez seja por isso que quase não há referências a estes profissionais, por que policial não é gente. Pelo menos esta é a imagem que vocês pintam de nós. Obrigado pelo apoio moral, parabéns pela excelente qualidade de seus textos, continuem com seus trabalhos, pois vocês estão conseguindo o que querem, cada vez mais o policial anda de cabeça baixa, cada vez mais o crime está estimulado a matar policiais, cada vez mais estes profissionais vivem dificuldades em suas vidas sociais, cada vez mais aumentam a pressão em seus corações, alguns vão viver de comprimidos, outros depressivos, outros até darão cabo de suas vidas... Sintam-se orgulhosos de seus trabalhos. E se precisarem, mesmo assim, como que se fosse instinto de sobrevivência, façam como todos, disquem 190.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, não sei a assiduidade que frenquenta o blog, mas você vai achar textos nos quais defendo dos direitos humanos dos policiais: http://armabranca.blogspot.com.br/2010/01/direitos-humanos-devem-valer-para.html textos nos quais peço a reformulação dos regulamentos para que o policial seja visto como GENTE, que é: http://armabranca.blogspot.com.br/2011/01/direitos-humanos-para-os-policiais.html por exemplo... Não sei se viu também a campanha que foi feita em prol dos direitos dos BMs e PMs em greve que vc pode ver na aba fotos.

      Excluir
  17. É ISSO MESMO MILICIA, NESSA PORRA DE CIDADE MANDA VAGABUMDO PRA CASA DO KRAI BANDIDO BOM É DEBAIXO DA PEDRA !!!! JA AS AUTORIDADES NÃO TOMA UMA ATITUDE E SÓ POLICIAIS SENDO EXECUTADOS, ENTÃO EU APOIO VAMOS ENCHER UM CAMINHÃO DE POLICIAIS APAISANA E MANDA BALA NESSES VAGABUMDO !!! VAI SER MELHOR DOq ENCHER UM MONTE DE CEMITERIOS COM CORPOS DE POLICIAIS MILITARES !!! UM TRABALHO INGRATO E TEM UM MONTE DE HIPOCRITAS DIZENDO NÃO GOSTAR DA POLICIA MAS SÓ É PRECISAR E VAI CORRENDO LIGAR 190 BANDO DE SAFADOS CHAMA OS BANDIDOS SEUS BOSTAS !!! POLICIA MILITAR POR MAIS AS FALHAS, PARABENS VCS SÃO OS HEROIS DEPENDEMOS DE VCS CONTINUEM COM ESSA GARRA EU APOIO E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  18. anonimo de 08/11/2012: quem chama a policia no 190 o faz por necessidade. e paga para isso! se voce não gosta nem aceita criticas, não se envolva, deixe isso para quem pode e gosta de discutir e procurar soluções. agora se voce gosta de "mandar pra casa do krai" os bandidos, não se faça de rogado: pegue suas armas e va pra rua, não espere compania, pois quem sabe faz a hora , não espera acontecer.

    ResponderExcluir

Mais Lidos