quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Secretaria disponibiliza dados sobre segurança no Maranhão em site



Iniciativa atende a exigência da Presidência da República, que criou Sinesp. Estado é o primeiro do país a disponibilizar as informações online.



Print do site da SSP MA
Os números, tipos de crimes cometidos e causas de mortes no Maranhão já estão disponíveis na internet, no site da Secretaria de Segurança do Estado (SSP-MA) no endereço www.ssp.ma.gov.br. Com o sistema, qualquer cidadão poderá acessar as informações que serão atualizadas diariamente, às 7h.

Há décadas  os registros vem sendo feitos em livros no Instituto Médico Legal (IML) de forma insegura, segundo a SSP. Mortes naturais, homicídios e latrocínios acabam confundidos.

A iniciativa atende a uma exigência da Presidência da República, que criou o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Até março deste ano, o estado que não aderir ao sistema vai deixar de receber os recursos federais destinados a este setor.

O projeto unifica os dados sobre a criminalidade e a violência com o cruzamento de informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Sistema de Integrado de Gestão Operacional (Sigo) da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML).

"Manusear o livros e pegar aqueles dados que, muitas vezes, são incorretos, e transformar isso em um sistema técnico, eficiente, dentro de uma metodologia aplicada nacionalmente e transferindo isso para o sistema de segurança pública através do nosso site e viabilizando essas informações para toda a sociedade", declarou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
O Maranhão é o primeiro estado a disponibilizar as informações de forma detalhada e com um comparativo de quatro para cá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos