quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Pega um pega geral, também vai pegar você!

Foto: www.casodepolicia.com.br

“É muito truculento”... “Nossa! Violência gratuita!!!”... “Meu Deus, isso é incentivo a violência!”... “O que é isso? Cinema brasileiro só tem estas coisas mesmo...”

Ouvi todas estas frases, em suas mais diversas variações, nós últimos 30 dias. Durante este período li dezenas de matérias sobre o assunto. Capas de Folha de São Paulo, Estado de Minas, Hoje em Dia e seus similares. Suplementos Literários e de Cultura permeados de visões e críticas acerca do filme, atores e diretores. Até o inatingível Jabor (nem tanto depois da ação Lulesca) emitiu opinião sobre o tema! E o surpreendente: elogiosa!!

Pois bem. Para a grande maioria da platéia, ele é só mais um filme de ação. Digo uma coisa: precisam saber bem mais que isso. Precisam saber que o filme é baseado em um livro, Elite da Tropa, escrito por André Batista (ex-integrante do Bope) em parceria com o sociólogo e ex-subsecretário de Segurança Pública do Rio Luiz Eduardo Soares e pelo capitão reformado da PM Rodrigo Pimentel. Publicado em 2006, o livro relata episódios que seriam reais em que o Bope entra em favelas com o intuito de matar e descreve casos de corrupção envolvendo policiais da unidade.

Bem, um livro desse, numa sociedade hipócrita como a nossa, o resultado não seria outro senão intitular o filme como ficção. Pode o ser, em parte, uma vez que a morte no Capitão Neto não foi como aquela... Ou todas as cenas foram tiradas de uma cartola de um mágico louco, perturbado?

Ora! A polícia brasileira é conhecida internacionalmente como repressora, preparada para guerra!! Ou você, que vive em no mundinho cor de rosa da sua casa (onde não falta cama, comida e roupa lavada), e acha que favela não existe e que tudo não passa de mero exagero? Cínicos!!

Tanto se falou sobre a exibição do documentário de MV Bill – Falcão: Meninos do Tráfico, exibido ano passado em cadeia nacional, na mais hipócrita das redes de comunicação (que teve um arroubo de solidariedade e percebeu que a merda toda que vem plantado prosperou e está rendendo frutos assustadores!!!)...

E daí? Mais uma vez a incômoda pedra foi tirada do caminho para que este possa ser percorrido sem mais problemas, sem ter trabalho!! Afinal, pensar nisso incomoda né? Você anda pela sua casa, vai até o quarto de seu filho e ele está lá. Embalado em edredons limpinhos, dormindo “o sono dos justos”... Balela! Pensemos em proporção: de acordo com as pesquisas do IBGE, 1% da população brasileira é rica, outros 20, 25% são classe média. E o resto? É bom nem pensar...

Pois voltemos a tônica real do texto. O Filme Tropa de Elite é simplesmente o retrato de uma sociedade hipócrita e omissa. Ver este tipo de reflexo no seu espelho é ruim? Pois faça por onde ver outra imagem refletida mudando os seus passos no seu dia a dia! Estás fazendo o que pra ver outra coisa refletindo você no cinema?

Quem financia o tráfico são as classes que tem bala na agulha pra pagar R$25 reais o grama de cocaína!!! Ou você acredita que um assalariado pode se dar o luxo de gastar quase 20% do seu salário em 1 grama da branquinha? Depois vai comer o quê?

Pois é... As mesmas pessoas que se sentam comigo, com você em um bar na sexta feira à noite, que toma várias cervejinhas pra relaxar, que estuda de dia, faz inglês à tarde e vive nas costas do papai (sem generalizar, claro!) é o mesmo que fuma um baseadinho aqui, ou ali, e depois reclama de assaltos, assassinatos e seqüestros...
Vivemos hoje os furtos do que foi plantado ontem. Somos a reflexão de nossa sociedade no seu mais amplo conceito.

Já dizia Nietzsche: “Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você"
Ah! Se ele tivesse assistido Cidade de Deus, Falcão, Tropa de Elite, Notícias de uma guerra particular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos