sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Crime pode ter subnotificação na capital


Quando vítima não morre no local do ataque, [br]registro acaba sendo feito como roubo ou homicídio

Josmar Jozinho - do Estadão

Pelo menos duas ocorrências em que as vítimas morreram durante assalto se encontram registradas de forma diferenciada pela polícia. Isso significa que os casos de latrocínio somados na capital no terceiro trimestre deste ano podem passar dos 21 e superar os registrados pela polícia em igual período do ano anterior.

Em 19 de julho, o estudante Fred Chua, de 28 anos, conversava com a namorada no carro dela, um Toyota Corolla, na Aclimação, região central de São Paulo. Um assaltante se aproximou, mandou o casal descer e exigiu a chave do veículo. Estudante do último ano de Engenharia de Minas e Petróleo na Poli-USP, Chua foi baleado ao descer. O ladrão levou a carteira da vítima. O boletim de ocorrência 4.805/09 do 5º Distrito Policial (Aclimação) foi registrado como roubo consumado. O BO 4.807 comunicou o óbito e o terceiro, 4.811, foi confirmado como roubo consumado - e não como latrocínio, o que ocorreu.

Já o BO 3.583/09, da morte do executivo Fernando Ferro Antunes de Siqueira, de 38 anos, assassinado em assalto no Morumbi, zona sul, em 7 de julho, foi registrado no 34º DP como roubo tentado. O BO 3.588 informava o óbito da vítima e o BO 3.592 acabou elaborado como homicídio doloso. Nos dois casos, apesar dos vários BOs, não ocorreu a identificação correta. A reportagem procurou a Secretaria da Segurança para falar sobre os problemas de notificação e os números de latrocínios, mas a pasta preferiu não se manifestar e disse que vai esperar a divulgação dos dados no dia 20.


PARA EVITAR CRIMES

Não reaja: A principal orientação da polícia é nunca reagir

Ao volante, fique atento: A maioria dos latrocínios acontece quando a vítima está em um carro

Abordado, evite ações bruscas: A vítima deve avisar o ladrão sobre o que vai fazer (tirar o cinto de segurança ou pegar a carteira)

Deixe o carro preparado: O veículo deve estar sempre engatado e o motorista, preparado para deixar logo o local, se pressentir o assalto. As portas devem ficar travadas e as janelas, fechadas

Não deixe bens à vista: Evite pôr bolsas, carteiras, celular e outros objetos nos bancos, em locais visíveis para os ladrões

Não se distraia, não use celular: Ao parar, evite se distrair falando ao celular ou retocando a maquiagem. Fique atento ao que está em volta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos