quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quem pode passar? Preto ou branco?

Por Cecília Olliveira

Quem é que nunca passou raiva naquelas portas giratórias dos bancos? O sistema, que irrita a muitos, é alvo de críticas por parte de uns e de louvor por parte de outros




O Núcleo Audiovisual do Circo Voador filmou dois jovens entrando no mesmo banco, com a mesma bolsa, em momentos diferentes e constatou que um conseguiu passar. O outro não.


O Circo Voador afirma, a partir do vídeo, "que o método de segurança utilizado atualmente pelas agências bancárias é baseado no pré-julgamento do segurança, que possui o controle de trava das portas".

O Circo promove então o Manifesto Porta na Cara, que diz em seu site "e VOCÊ se sentiu alguma vez agredido ou desrespeitado ao tentar entrar na SUA agência bancária para movimentar a SUA conta, ou seja, SEU dinheiro, assine o MANIFESTO PORTA NA CARA pedindo a mudança da porta de segurança das agências para um sistema de RAIO X ou um equipamento de segurança que realmente mostre os pertences que estão sendo conduzidos pelo cliente. As atuais portas são travadas até por uma moeda e você depende da boa vo
ntade do vigilante para destravar a porta e permitir sua entrada no banco. Vamos mudar essa situação e pedir aos bancos que renovem seus equipamentos. Eles podem investir num equipamento de segurança melhor, que implique em menos constrangimento aos seus próprios clientes e usuários. O Circo Voador acredita que as pessoas devam ser tratadas com dignidade. Agora queremos saber a SUA opinião".

Para assinar o Manifesto, clique aqui.

Já a Febrabam enaltece o sistema e explica que "esses investimentos, aliados a uma série de medidas preventivas, produziram uma redução expressiva dos assaltos nesta década, da ordem de 66,4%.

O vídeo é claro. O
rapaz tirou inclusive a camisa e mesmo assim não conseguiu passar. Eu já vi os seguranças com uma espécie de controle, parecido com aqueles alarmes de garagem, permitindo a passagem de pessoas. Ou seja, eles decidem quem entra. Não é necessariamente a porta que permite ou não o acesso a agência bancária.

Será que 'brancos' não assaltam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos