quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Governo do Rio contrata ex-prefeito de Nova York para ajudar na segurança


Consultoria de Rudolph Giuliani vai ajudar na Copa e nas Olimpíadas.
Contrato foi assinado nesta quinta (3) pelo governador Sérgio Cabral.

Do G1, no Rio

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou nesta quinta-feira (3) que vai contratar a consultoria do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, para auxiliar o estado em ações de segurança pública, principalmente com vistas aos Jogos Mundiais Militares, à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos de 2016.

“Giuliani já esteve conosco uma vez, quando conheceu a experiência da polícia pacificadora no Dona Marta. Ele tem uma equipe de profissionais que tem dado consultoria no mundo inteiro para eventos, administrações públicas ou companhias privadas, e vou contratá-lo para reforçar o nosso trabalho de segurança pública”, disse Cabral, depois de um almoço com Giuliani no Palácio Laranjeiras.

Cabral explicou que uma equipe de consultores do ex-prefeito vai manter contato com equipes do governo para conhecer mais de perto a realidade do Rio de Janeiro e o trabalho que vem sendo desenvolvido. Cabral afirmou que, dentro de um mês, Giuliani deverá apresentar uma proposta concreta.

“Nós temos o trabalho dele como referência, já que muito do conceito das nossas RISPs (Regiões Integradas de Segurança Pública) foi baseado no modelo que ele criou para Nova York e que se mantém até hoje. Ele é um grande especialista no assunto. Pegou Nova York, em 1992, com índices altíssimos de criminalidade, e entregou a cidade, em 2000, com índices extraordinários para a população, o que o consagrou como o grande prefeito da história de Nova York”, disse.

Ex-prefeito vai ao Alemão

Giuliani esteve nesta manhã na Escola municipal Afonso Várzea, no conjunto de favelas do Alemão, no subúrbio, que faz parte do projeto Escolas do Amanhã. Ele esteve acompanhado da secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e do prefeito Eduardo Paes.

Guiliani também visitou a Guarda Municipal. Além do prefeito Eduardo Paes, ele esteve acompanhado do secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e do comandante da Guarda no Rio, Ricardo Pacheco. O encontro ocorreu no Batalhão da GM-Rio, em São Cristóvão.

Um comentário:

  1. Enquanto no maravilhoso Estado do Espirito Santo o Secretário de Segurança se aventura na literatura barata escrevendo um livro que critica a polícia que ele deveria por obrigação investir e torná-la melhor, o senhor Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, investe em conhecimento, tecnologia e experiência para resolver o problema.
    Lamento que essa iniciativa tenha surgido em função dos grandes eventos esportivos que o Brasil, e em especial o Rio de Janeiro, irá sediar enquanto ela deveria ter surgido pelo bem social. Mas não é inteligente nesse momento de lucidez focar no atraso da medida e sim na iniciativa da medida. O governador do Rio de Janeiro e sua equipe estão de parabéns. Não se inverte um quadro de altos índices de criminalidade e de uma estrutura de segurança pública sucateada sem determinação, inteligência, objetividade e investimento.
    Que a contratação de Rudolph Giuliani seja um investimento também para o Brasil.

    ResponderExcluir

Mais Lidos