Desde o mês passado a Secretaria de Estado e Defesa Social de Minas Gerais (Seds), disponibiliza na internet os dados sobre homicídios ocorridos em Belo Horizonte através do Mapa de Georreferenciamento dos Homicídios. A iniciativa, que ainda está em fase experimental, dará transparência às informações já utilizadas há dois anos pelas forças de segurança do Estado na definição das ações de enfrentamento da criminalidade.
O mapa será disponibilizado no portal da Secretaria de Estado de Defesa Social. (www.seds.mg.gov.br) e qualquer cidadão poderá visualizar a localização geográfica exata em que os homicídios ocorreram, além da data do crime, idade e sexo da vítima.
Os dados serão atualizados mensalmente no site geo.defesasocial.mg.gov.br
Criminalidade
Os indicadores mostram que, entre 2003 e 2008, o número de homicídios na capital caiu 19%. Na RMBH caíram 21,4% e em todo Estado houve redução de 2,5%.
Investimentos
Entre 2003 e setembro de 2009, o Governo do Estado destinou R$ 25,4 bilhões à área de Segurança Pública. Desse total, 99,12% dos recursos são do Governo do Estado e 0,88% repassados por meio de convênios com o governo federal.
Grande parte dos esforços do Governo de Minas foi voltada para a integração das forças de segurança, com maior qualidade nas informações e modernização dos sistemas e logísticas, e para o reaparelhamento dessas forças.
Esses investimentos resultaram na contratação de 11 mil homens desde 2003, totalizando 60.832 homens atualmente na ativa entre policiais civis, militares e bombeiros. Neste mesmo período, o Governo do Estado adquiriu 7.557 novas viaturas, mais do que dobrando o número de veículos disponíveis e atingindo a marca de 13.072 carros nas ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário