sábado, 12 de dezembro de 2009

Vice-presidente diz que criminalidade no Brasil começa em "fronteira malcuidada"


Vitor Abdala - da Agência Brasil


O presidente da República em exercício, José Alencar, afirmou ontem (11) que parte do problema da criminalidade no Rio de Janeiro e no país começa “numa fronteira malcuidada” com outros países. O comentário foi feito por Alencar durante discurso no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, ao falar sobre a situação da violência no estado do Rio.

Segundo o presidente em exercício, o cuidado com as fronteiras é um trabalho que precisa ser desenvolvido pelo governo federal com a ajuda dos estados. “O problema não é do Rio, o problema às vezes começa numa fronteira malcuidada, por onde passa a droga, por onde passam armamentos, por onde passa o contrabando”, disse Alencar.

O Brasil faz fronteira com os três maiores produtores de cocaína do mundo (Colômbia, Peru e Bolívia) e com um dos principais produtores de maconha da América do Sul (Paraguai). Levantamento recente da Polícia Federal identificou pelo menos 17 cidades brasileiras localizadas na fronteira, que servem de ponto de entrada de armas no Brasil.

Em outubro, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, cobrou maior participação do governo federal no combate ao tráfico de drogas. Um mês depois, o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro abriu investigações para apurar uma suposta omissão da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e de armas no estado do Rio.

O governo federal, por sua vez, lançou, no final de outubro, Projeto de Policiamento Especializado na Fronteira (Pefron), em que as polícias Federal e Rodoviária Federal atuarão nas fronteiras, em 11 estados, em parceria com forças de segurança estaduais e municipais, para combater o tráfico de drogas e de armas e outros crimes, como o roubo de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos