sábado, 12 de dezembro de 2009

Até ganso ajuda na transferência de presos para presídios


Por Antero Gomes - Do Casos de Polícia

Nem só policiais civis e agentes da Secretaria de Administração Penitenciária pariciparam, ontem, da transferência, para presídios do estado, de 530 presos que estavam em onze carceragens de delegacias. Na unidade da Polinter de Neves, em São Gonçalo, um vigilante temido pelos presos — principalmente pelas dolorosas bicadas e berros estridentes — ajudou a monitorar a mudança. A gansa Detetive, mascote dos policiais, acompanhou com cara de poucos amigos a saída de 190 presos, o maior contingente de transferidos do estado.

— Normalmente, toda carceragem tem um cachorro, mas o ganso é um bicho que alerta mais do que cachorro — contou o inspetor Sidnei Rocha, dono de Detetive.

Na segunda-feira, outros 60 presos deixarão a Polinter de Neves. Na Ponte Rio-Niterói, uma van com 15 presos, que estavam sendo levados para o Complexo de Bangu, sofreu um acidente, e os detentos tiveram que esperar por rendição.

As transferências fazem parte de negociações, feitas entre a Polícia Civil e a Secretaria de Administração Penitenciária, a fim de reduzir a superlotação nas carceragens. Segundo o delegado Orlando Zaccone, coordenador das carceragens da Polinter, com as operações de ontem, a população de presos nas delegacias será de 2.521 homens e 295 mulheres.

— O ideal é que a gente chegue a um universo de 2.500 presos (na Polinter). A Seap tem oferecido uma média de 200 vagas por semana nas cadeias. O problema é que a Polinter recebe 70 novos presos, por dia, em média — disse Zaccone.

A operação de transferência, que durou todo o dia de ontem e termina na segundafeira, foi a maior do ano.

Os presos estão sendo transferidos de carceragens na capital, como a do Grajaú — de onde 30 presos fugiram no mês passado — e do interior, como a de Araruama, na Região dos Lagos. De Neves, está saindo o maior contingente: 250, sendo 190 ontem e 60, na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos