segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Com novos diretores, Polícia Científica de SP traça projetos


Por Fábio Portugal - da SSP - SP



A Polícia Técnico-Científica começou 2010 com novos diretores no Instituto de Criminalística (IC) e no Instituto Médico Legal (IML). A direção do IC ficará a cargo do perito criminal Carlos do Valle Fontinhas, enquanto que para ocupar o cargo de diretor do IML foi escolhido o médico legista Roberto de Souza Camargo.

Instituto de Criminalística

O novo diretor do IC dirigia o Centro de Perícias do próprio instituto, que reúne os principais núcleos da instituição – este terá agora como diretor o também perito criminal Gilberto da Silva Rossi.

Fontinhas, de 58 anos, está na polícia há 36, quando realizou o curso de Criminalística na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Bacharel em Direito, participou de cursos de especialização e aperfeiçoamento para peritos criminais durante toda a carreira.

A partir de agora, estará à frente do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do IC o perito criminal Adilson Pereira, que deixa a direção do Núcleo de Física.

Instituto Médico Legal

Professor da Faculdade de Medicina da USP desde 1985, Roberto de Souza Camargo ingressou na carreira policial há 34 anos, quando foi empossado no cargo de médico legista do IML. Até o ano passado, atuava como diretor do Núcleo de Perícias Médico-Legais da Capital e Grande São Paulo.

Perfil agregador

Para o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, os novos diretores possuem um perfil parecido. “São todos dotados de um grande conhecimento, com qualidades técnicas, éticas e administrativas, além de um perfil agregador”, resumiu.

Projetos para 2010

O perfil agregador dos novos diretores, destacado por Perioli, será especialmente importante no IML, já que o superintendente da Polícia Científica adiantou que pretende agregar um gestor mais novo a um mais antigo nos núcleos do instituto. Assim, caso haja necessidade de uma substituição temporária, o profissional – que futuramente assumirá um cargo de gestão – estará preparado para dar continuidade ao trabalho.

Em 2010, as camisetas e equipamentos de proteção individual ganham nova identificação visual, com o logotipo da Polícia Técnico-Científica mais destacado.

Os exames cautelares na Capital, feitos em detentos antes e depois de permanecerem em unidades prisionais, deixam de ser feitos no IML Central, no bairro de Pinheiros, e vão para o IML Oeste, localizado próximo ao Ceasa. Com isso, o atendimento à população e aos presos será mais ágil. Também está prevista a inauguração do IML Norte.

O aspecto teórico será aprimorado em 2010, quando os integrantes da Polícia Científica terão a oportunidade de acompanhar depoimentos de especialistas nas mais diversas áreas da segurança pública. “Organizaremos, para todo o pessoal do Estado, palestras de autoridades das Polícias Civil e Militar, do Judiciário, Ministério Público, etc.”, garantiu o superintendente.

Na última semana, Celso Perioli reuniu os coordenadores de todas as unidades do IC no Estado para falar sobre os projetos e desafios da Polícia Científica no ano, e pretende fazer o mesmo com os coordenadores do IML nos próximos dias.

Nova fase da Polícia Científica

Perioli afirma que os novos diretores têm o perfil necessário para a implantação desses projetos, e suas posses representam um novo período na história da Polícia Técnico-Científica em seus quase 12 anos de existência. “Sem dúvida é uma nova fase, e tenho plena convicção de que todos elevarão o nome da maior Polícia Científica da América Latina”, certificou.

Um comentário:

  1. Olá Gostaria de saber se você tem informações sobre o piso salarial para quem trabalha no Núcleo de Biologia e Bioquímica em São Paulo.

    ResponderExcluir

Mais Lidos