segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Governo Rio quer reduzir em 6,33% índice de homicídios a cada semestre


Vitor Abdala - da Agência Brasil

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro informou hoje (8) que espera reduzir em 6,33% o índice de homicídios no estado a cada semestre pelos próximos anos. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou os dados de criminalidade de 2009. Eles mostraram que o estado não conseguiu atingir a meta de redução de 11,7% no número de homicídios, prevista pela Secretaria de Segurança para o segundo semestre do ano passado.

O estado do Rio conseguiu reduzir o número de assassinatos em apenas 9%, na comparação do segundo semestre de 2009 com o mesmo período de 2008. “Reduzir uma taxa de 6% de homicídios num estado como o Rio de Janeiro, de um ano para o outro não é simples. Por isso, nós entendemos que 11,7% estavam realmente muito ousados. Agora 6,3% também não serão fáceis de se atingir. Entretanto, precisamos ter um horizonte para se atingir”, disse o subsecretário de Planejamento da Secretaria de Segurança, Roberto Sá.

Como a taxa de homicídios no Rio de Janeiro foi de 34,6 por 100 mil habitantes em 2009, caso o governo consiga cumprir a meta de 6,33% nos próximos semestres, o estado chegará a uma taxa de homicídios de 24,9 por 100 mil habitantes em 2014, ano da realização da Copa do Mundo no Brasil, e de 21,9 por 100 mil habitantes em 2016, ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O índice que a secretaria espera atingir até a Copa do Mundo e as Olimpíadas será baixo para o padrão do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, mas ainda representa quase o dobro da taxa de homicídios registrada atualmente por São Paulo, que é de cerca de 11 por 100 mil habitantes.

“Mas essa taxa ainda vai estar longe do que consideramos ideal para o Rio de Janeiro. A gente não pode também querer ter uma taxa inatingível”, disse Roberto Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos