sexta-feira, 12 de março de 2010

Presos de Bangu se negam a gravar Caldeirão do Huck: “Vocês fecham com Cabral”


Por Cecília Olliveira

Na ultima terça feira, dia 9, a equipe do Caldeirão do Huck, membros do Grupo Cultural Afroreggae e do projeto Eschola.com estiveram no presídio de Bangu 3, na zona oeste do Rio, para o lançamento do projeto Sinal de Mudança, uma parceria entre o AfroReggae e a Secretaria estadual de Educação que promete ampliar as oportunidades de estudo e capacitação de internos de unidades prisionais do complexo de Gericinó.

Luciano Huck foi com sua equipe, representando o projeto Eschola.com, mas não conseguiu fazer imagens do local. Isto porque o "frente da carceragem" (o chefe – representante - dos detentos dentro da cadeia) disse que não sairia ninguém para falar com a reportagem porque a Globo (e por conseqüência, Huck) e o Afroreggae são "fechados" com Cabral e o governo só coloca UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) em favelas comandadas pelo Comando Vermelho. Atualmente existem UPPs no morro Santa Marta, Cidade de Deus, Jardim Batam, Babilônia/Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Tabajaras/Cabritos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, as Unidades são implantadas com base em um estudo que leva em consideração algumas variáveis, como a a necessidade de um número X de efetivo policial, por exemplo, e não a facção que domina o morro.


A idéia inicial era gravar com os detentos que participam das oficinas, mas “o frente” disse que quem gravasse “ia pro saco”, ou seja, seria morto. Ninguém ousou falar com a equipe e a os planos foram mudados. A gravação foi feita com uma filmagem rápida e sem a participação dos presos.

A assessoria de Imprensa do Calderião do Huck não se manifestou sobre o assunto. Já a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado, se limitou a mandar o release sobre o Projeto Sinal de Mudança, sem comentar mais nada sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos