quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Da fabricação ao consumo: Como funciona a indústria da Heroína?

Por Cecília Olliveira

Da fabricação ao consumo, os bastidores de como a guerra contra o terror, no Afeganistão, inadvertidamente desatou uma oferta gigantesca e sem precedentes de Heroína. O documentário Heroína:A Droga Branca no Afeganistão, mostra como funciona a indústria deste narcótico.

Baixe aqui o documentário.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2010, produzido anualmente pela UNODC, a maior população de usuários de opiáceos (ópio, heroína, morfina etc.) na América do Sul está no Brasil, com aproximadamente 635.000 usuários (0,5% da população entre 12-65 anos). A maioria usa opiáceos sintéticos (analgésicos) e só uma pequena parte usa heroína (menos de 0,05%). Os dados do Relatório mostram uma tendência de estabilização no uso de opiáceos nas Américas, mas tendências de crescimento no México, na Venezuela e na Argentina.


Fonte dos Gráficos: UNODC - Clique para ampliar


Sinopse:

"Mesmo que você tenha muita força de vontade você vai se viciar". Cavalo, cavalete, heroína. "Eu não me importava com nada, eu era uma completa escrava dessa droga". A Heroína agora está mais forte, mais pura e mais barata do que nunca. Um volume gigante de heroína está saindo do Afeganistão, alimentando hábitos antigos e criando outros novos. Será que a onda dessa droga desvastadora poderá ser detida antes que milhões de novos usuários se viciem?

Obs.: Vi a menção a este documentário no Papo de PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos