quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ipea: 9 em cada 10 brasileiros têm medo de ser assassinados



Do Terra


Nove em cada dez brasileiros têm medo de ser assassinado, segundo o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Dos 2.770 entrevistados em todos os Estados, 78,6% disseram ter muito medo de ser vítima de homicídio e 11,8% disseram ter pouco medo. Apenas 9,6% afirmaram não ter medo do crime.

Segundo o Ipea, a sensação de insegurança é menor entre os entrevistados que já tiveram contato com a polícia: 76,3% dos que já acionaram a polícia em alguma situação têm muito medo de ser assassinados, contra 81,2% dos que nunca chamaram a polícia. A sensação de medo diminui ainda mais se os entrevistados foram vítimas de qualquer tipo de crime nos últimos doze meses: 66,3% dos entrevistados nessa situação disseram ter muito medo de ser vítimas de homicídio, contra 80,1% daqueles que não sofreram nenhum crime no mesmo período. A pesquisa não encontrou diferenças significativas nas respostas por nível de escolaridade, renda, estado civil ou cor da pele dos entrevistados.

Outro crime que desperta o temor do brasileiro é o assalto a mão armada. Dos entrevistados ouvidos pelo Ipea, 73,7% disseram ter muito medo de ser vítima de um assalto deste tipo. Em seguida, foi apontado o arrombamento como terceiro crime que provoca mais medo, com 68,7% dos entrevistados afirmando sentir muito medo. Em quarto lugar, ficou a agressão física, com 48,7% dos ouvidos manifestando muito medo.

Segundo o instituto, o SIPS mostra como a população avalia os serviços públicos em áreas especificas, neste caso, a segurança pública, e qual é o grau de importância deles para a sociedade. Nesta edição, os entrevistados foram questionados sobre suas percepções em relação à área e seus principais órgãos (polícias federal, civil, militar e guardas municipais).

Mulheres têm mais medo da violência que homens
A pesquisa apontou ainda que as mulheres têm mais medo de ser vítima em todos os quatro crimes questionados. Em relação ao homicídio, 85,5% delas disseram ter muito medo, contra 71,1% dos homens. Em relação ao assalto a mão armada, 82,1% das mulheres afirmaram ter muito medo, contra 63,9% dos homens.

Já em relação a ter a casa arrombada, 77,5% disseram ter muito medo, contra 58,5% dos homens. E, por último, 59,2% das mulheres têm muito medo de sofrer uma agressão física em via pública, contra 36,5% dos homens.

Diferenças regionais
A pesquisa apontou que os moradores do Nordeste são os que têm mais medo de assassinato, com 85,8% dos entrevistados nesta região alegando muito medo de ser vítima deste crime, contra 78,4% na região Norte, 78,4% na região Sudeste, 75,0% na região Centro-Oeste, e 69,9% na região Sul. Assim, é na região Sul.

Em relação ao medo de ser vítima de assalto a mão armada, ter a casa arrombada e sofrer agressão em via pública, é mantida a diferença entre Nordeste, com as porcentagens mais altas, e o Sul, com as mais baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos