domingo, 27 de dezembro de 2009

Degase (RJ): Selvageria denunciada à ONU

Observador da Anistia Internacional fará queixa à organização contra denúncias de tortura nas unidades do Degase

Por Mohamed Saigg

As atrocidades cometidas contra os menores infratores nas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) chamaram a atenção da Anistia Internacional. Impressionado com as denúncias de tortura, roubo e distribuição de crack dentro das celas, o pesquisador inglês Tim Cahill, responsável pelos estudos sobre o Brasil, prometeu denuncia
r o País à Organização das Nações Unidas (ONU).

Menores internados no sistema do Degase denunciam agressões e perseguição.
Agentes também são acusados de distribuir crack para evitar tumultos nas unidades.
Foto: Colin Foster



“Essas denúncias são chocantes. Elas mostram que a realidade nesses centros de recuperação de menores é pior do que a que encontramos nos presídios do estado”, afirmou o pesquisador, que tomou conhecimento das irregularidades através da série de reportagens publicadas por O DIA desde segunda -feira.

“Os depoimentos desses adolescentes e os documentos citados nas reportagens mostram que os agentes estão usando os piores atos de violação dos direitos humanos para lidar com esses garotos. E o que é pior, com a conivência do Estado e da Justiça”, advertiu Tim, que solicitou cópia de toda a documentação utilizados na elaboração das reportagens.

“Os documentos serão encaminhados a todos os 40 países que realizam estudos sobre tortura no mundo e integram a Anistia Internacional, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Holanda e Espanha. É preciso que o mundo saiba o que está se passando com esses jovens aqui no Brasil”, frisou Tim, que encaminhou ofício à Presidência da República solicitando informações.

‘RIO ESTÁ FALHANDO’

“O Rio está falhando na garantia dos direitos fundamentais desses adolescentes que estão sob sua responsabilidade nessas unidades. O que é muito perigoso para o futuro desses jovens”, disse Tim.

Fundada em 1961, a Anistia Internacional é um movimento global formado por mais de 2,2 milhões de membros e colaboradores. Espalhados por mais de 150 países, eles trabalham, em sua maioria, de forma voluntária na defesa dos direitos humanos.

Mães de internos relatam abuso nas vistorias

O envelope com cartas e fotos é o único contato que o jovem P., 17 anos, tem da família hoje. A mãe do adolescente jurou nunca mais pôr os pés no Educandário Santo Expedito, onde está internado, cansada das humilhações a que é submetida na rigorosa triagem que antecede as visitas. Um dos motivos da revista é evitar a entrada de drogas.

“Os funcionários aproveitam as revistas íntimas, onde a mãe da gente tem que ficar pelada, para abusar delas. Eles ficam passando a mão no corpo delas, alguns chegam a dizer sacanagem no ouvido. Isso, sim, me deixa louco de raiva”, resume P., que cumpre medida socioeducativa por roubo e também denuncia agressão dentro das celas do Degase.

“É por isso que muitos menores não recebem mais a visita das mães. Elas ficam com medo de eles tentarem alguma coisa e elas não terem como se defender”, completou C., 15 anos. Internado na Escola João Luís Alves (JLA), na Ilha do Governador, ele afirma que a mãe avisou que não voltará mais à unidade para visitá-lo por causa dos abusos. “E a gente nem insiste, porque ninguém quer ver a mãe tendo que passar por isso”, concluiu P.

Um comentário:

  1. TRABALHEI 2 ANOS NO ESE(EDUCANDÁRIO SANTO EXPEDITO) E 1 ANO NO JLA(JOÃO LUIZ ALVES )E NUNCA NENHUM AGENTE FEZ REVISTA EM MULHERES,ATÉ POR QUE EXISTE DUAS AGENTES FEMININA NA UNIDADE SOMENTE PARA ISSO....PARA MIM NÃO PASSA DE MENTIRAS E ESPECULAÇÕES DOS INFRATORES DOS QUAIS COMETERAM CRIMES BÁRBAROS TANTO FORA QUANTO DENTRO...POIS QUANDO MATARAM O PRÓPRIO AMIGO SÓ PORQUE APARECEU A BARRIGA NA HORA DA VISITA!EQUANTO O BRASIL NÃO VIRAR UM PAÍS SÉRIO ISSO VAI CONTINUAR...POIS COM SALÁRIOS INDIGNO E SEM UMA REPRESENTATIVIDADE BOA COMO NOS OUTROS ORGÃOS O DEGASE SÓ É LEMBRADO QUANDO OS MARGINAIS FALAM...POIS QUANDO OS PAIS DE FAMILIAS TRABALHADORES FALAM NÃO SÃO ESCUTADOS....SEM CONTAR QUE MAIORIA JA ESTA TOMANDO REMÉDIO TARJA PRETA POIS NINGUÉM AGUENTA AQUILO!!! SÓ QUEREM VER O QUE QUEREM...A VERDADE NINGUEM VÊ...POIS PRIMEIRA COISA SERIA UMA MUDANÇA DE MAIORIDADE PARA 16 ANOS...AJUDARIA MUITO O DEGASE...

    ResponderExcluir

Mais Lidos