quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Índice de homicídios cai em BH, diz secretário


Por
Márcia Cândido - PMMG

O número de homicídios em Belo Horizonte está caindo. Em 2008, foram registrados 811 casos. A previsão é fechar 2009 com o registro de 740 homicídios, um número inferior aos apresentados nos últimos anos. As vítimas são jovens, com idade que variam de 15 a 24 anos. A queda dos números é resultado de estratégias integradas entre as polícias Militar e Civil, a capacitação de policiais, os investimentos em logística e em efetivo e o apoio e participação do Ministério Público e Poder Judiciário.

A projeção foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 29, pelo secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior. "Temos capacidade de interferir no fenômeno da criminalidade com ações que envolvem o sistema", afirmou Maurício Campos.

Dentre as estratégias que contribuíram, Campos ressaltou a Rede de Vizinhos Protegidos, o Grupamento Especializado em Policiamento em Áreas de Risco - Gepar, a Polícia Comunitária, onde o policial é mediador de conflitos, o Fica Vivo! e o Disque Denúncia Unificado - 181.

Com isso, foi possível chegar a uma redução de 40% na taxa média trimestral da criminalidade, na cidade de Betim. "O resultado é fruto de um esforço concentrado. Foram implantados três núcleos do Fica Vivo!, em Betim, alternando a ordem de prioridades de instalação. Também tivemos, ao longo do ano, ações conjuntas nesta cidade", afirmou.

Em Belo Horizonte, foram diagnosticados pontos sensíveis onde os homicídios foram registrados, entre eles as divisas de Belo Horizonte com Contagem e Ibirité e entre Santa Luzia e Vespasiano. Esses locais receberão, com mais ênfase em 2010, ações de prevenção e repressão qualificada, com o mapeamento da criminalidade e prisões.

MÍDIA

Para o secretário, além do trabalho das polícias, a participação dos veículos de comunicação foi importante na divulgação dos números apresentados pela Secretaria com transparência. Campos acrescentou, ainda, que desde 2004 há um declínio do índice em todo o Estado e que mais 14% da população se sente segura.

O secretário classificou como essencial a repressão qualificada e a prevenção associada com políticas públicas, inclusive as do âmbito municipal, para combater a criminalidade. "A prevenção permeia todas as demais ações", disse.

DISQUE-DENUNCIA UNIFICADO

Quanto ao Disque-Denúncia Unificado - DDU 181, o secretário enfatizou que desde a sua implantação, em novembro de 2007, foram registrados mais de 2 milhões de ligações, que resultaram em quase 100 mil denúncias encaminhadas para investigação, o que equivale à média de 4 mil denúncias por mês. Segundo ele, o DDU tem sido um grande aliado na apreensão de drogas. Na lista que mais geraram denúncias, entre janeiro e novembro de 2008 e 2009, Belo Horizonte aparece em primeiro lugar, seguida de Contagem.

PESQUISA

Maurício Campos adiantou que está sendo implementada, em Belo Horizonte, a pesquisa Medo/Vitimização, um monitoramento feito pelo CRISP - Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, órgão ligado à Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, composto por pesquisadores envolvidos com o estudo da criminalidade.

A pesquisa de percepção foi aplicada pela primeira vez em Belo Horizonte, em 2005, para analisar o ponto de vista do cidadão, sobre o problema da segurança pública, e para levantar informações consideradas importantes para o planejamento de políticas públicas. O monitoramento continua sendo feito em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos