quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Violência, Educação e Poder Público no RJ


Por Rosilene Miliotti - do Observatório de Favelas

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro sobre a Prova Rio mostram que a violência é um dos problemas que mais afeta o ensino na rede municipal. A Prova Rio é uma avaliação externa de português e matemática, aplicada a alunos do 3º e 7º anos do ensino fundamental e foi realizada em outubro de 2009.

A rede de ensino do município tem 1.063 escolas e entre as 50 com o pior desempenho, 14 estão localizadas em áreas consideradas de risco. Estas unidades de ensino fazem parte do projeto Escolas do Amanhã, criado três meses antes da prova para reforçar o ensino em 150 escolas situadas em favelas ou em suas proximidades.

Para a diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré e professora da Universidade Federal Fluminense Eblin Farage, as informações sobre as escolas com baixo rendimento são insuficientes. “Se pensarmos que de um universo de 1.063 escolas da Rede Municipal, das 50 piores em rendimento, apenas 14 se encontram em área de ‘risco’, o número é baixo e não alto”, conclui.

Além disso, Eblin diz que existem diferentes formas de violência que acabam por produzir a violência armada. E que possivelmente as áreas em que se encontram as 14 escolas, são locais de baixo investimento público, com equipamentos de baixa qualidade e poucos recursos. “Se pensarmos que uma criança não tem o atendimento básico de saúde, uma alimentação adequada, reside em um local sem saneamento, sem transporte e sem lazer, já fica caracterizada uma forma de violência, que gera outras violências, como a dos grupos armados fardados e não fardados”, reflete.

Programa de educação na Maré
Ações integradas podem contribuir para melhorar a educação. Na Maré existem 15 escolas municipais. Em nove, o Programa Criança Petrobras atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Petrobras, beneficiando cerca de duas mil crianças.

O Programa Criança procura contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas escolas da Maré através de atividades de complementação pedagógica, socioeducativas, de arte e educação e de participação comunitária.

Uma equipe de educadores, assistentes sociais, psicólogos, cientistas sociais e universitários trabalham com as famílias, professores, organizações locais e escolas em uma rede de apoio ao aprendizado dos alunos. Enquanto as atividades extracurriculares estimulam o raciocínio lógico e a capacidade de leitura e escrita, é possível também identificar os alunos em risco de deixar a escola ou com mais dificuldades de aprendizado, permitindo a intervenção preventiva, caso a caso, dos educadores e da equipe social.

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