quarta-feira, 15 de maio de 2013

B.O. Coletivo: Iniciativa popular em Porto Alegre mapeia pontos de roubos e furtos




Por Cecília Olliveira


O B.O. Coletivo surgiu no OuiShare Fest Porto Alegre, evento satélite do maior festival de economia colaborativa da Europa, realizado no começo de maio/2013. Em um desafio de "ativismo urbano", um grupo recebeu como tema a SEGURANÇA.


Após conversas e reflexões surgiu a ideia do B.O. Coletivo, cuja premissa é um mapeamento coletivo e colaborativo de lugares onde as pessoas foram vítimas de assaltos e furtos na capital do Rio Grande do Sul. 

Funciona com uma espécie de tagueamento offline de lugares inseguros na cidade. Embora o projeto tenha começado em projeto Porto Alegre, a ideia é leva-la para outros municípios. 

Os objetivos principais do mapeamento são chamar a atenção das autoridades para locais da cidade que não oferecem segurança à população e alertar as pessoas sobre os riscos de circular nestes locais. A idealizadora do projeto é a publicitária Giovana Berti Previdi. 

Como funciona? 

O grupo criou o cartaz FUI ASSALTADO AQUI e os afixou em lugares onde foram vitimados. Quem foi vítima nestes mesmos lugares pode assinar seu nome no cartaz. Quem quiser marcar (ou seja, taguear) outros locais onde foi assaltado ou furtado, basta fazer o download do cartaz, imprimir e colar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos