terça-feira, 16 de março de 2010

Sucursal do Inferno: a realidade das prisões capixabas

Por João Wainer







“Amarre um cachorro e chute ele todos os dias. Veja se ele não te morde quando você o soltar”. Essa frase que ouvi de um preso do Carandiru não saia da minha cabeça enquanto fotografava a matéria que foi publicada na Folha, no ultimo domingo sobre a situação estarrecedora dos presídios na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.


No corredor que dá acesso as celas, o cheiro de podridão azeda podia ser sentido de longe. Um bafo quente veio junto com o fedor, embaçando a lente e causando náusea. Mais perto, os gritos inconformados de quem dorme e acorda na merda todos os dias completam a cena de terror extremo. Um preso cospe sangue e pede pra ser levado dali. Um outro grita sem parar que quando sair vai devolver tudo pra sociedade. Se existe inferno, deve ser parecido com aquilo que eu estava vendo ali.

Em uma cela de 2,5 x 2,5m, do tamanho de um banheiro, oito presos conviviam dia e noite. No canto esquerdo um buraco era a privada e um ventilador amarrado na grade amenizava o calor insuportável. “Pra dormir, fazemos revezamento. Quatro dormem enquanto os outros quatro ficam de pé e a cada quatro horas trocamos. Quem ta em pé as vezes se amarra na grade pra não atrapalhar quem dorme” diz um deles.

Num outro DP perto dali, os presos se organizaram em camadas. Três andares de redes amarradas no teto e nas grades amenizavam o problema da falta de espaço. Só ali, haviam mais de 250 presos. Alguns ainda tinham força pra gritar. outros apenas apontavam pra minha lente embaçada pelo calor o olhar vazio de quem já está entregue.

Se você acha que não existe nada mais degradante que isso, é porque não conhece o “microondas”. É assim que é chamado o caminhão de transporte de presos que fica estacionado do lado de fora da delegacia sob o forte sol capixaba e até semana passada servia como cela para presos jurados de morte, que não podem ficar junto dos demais.

Quando chegamos, o “microondas” havia sido removido, depois de uma matéria denunciando essa atrocidade veiculada na TV Record dias antes.
Nos fundos da delegacia prateleiras de aço ao ar livre guardavam BOs, processos e a documentação dos presos expostos a chuva e sol, deixando claro que o descaso é absoluto por aquelas pessoas.

Dias atrás, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fez uma inspeção nas delegacias do estado. Um policial contou que pra maquiar a superlotação, cerca de metade dos presos de um dos DPs visitados foi colocada em um caminhão que ficou a tarde toda circulando pelas ruas da cidade até o fim da vistoria. Assim que os membros do CNJ foram embora, o caminhão devolveu-os a cela.

Outro agente que não quis se identificar conta que há uma recomendação “de cima” para que eles evitem ao máximo efetuar novas prisões. A situação ali beira o insustentável.
Nos fundos da delegacia, armários de aço guardam a céu aberto os processos e BOs deixando claro o mais absoluto descaso com aquelas pessoas.

Misturando ladrões de galinha inofensivos com homicidas perigosos, traficantes com usuários, pedófilos com estupradores e todo tipo de bandido, as autoridades seguem fazendo sua parte pra piorar ainda mais o que não pode ser pior.

Do lado de fora das grades, nas ruas do Espírito Santo a violência só aumenta. Sobre o mesmo asfalto em que ainda reina a Scuderie Le Cocq, famoso grupo de extermínio fundado no Rio que migrou para a capital capixaba, cada vez mais sangue é derramado. Se é inocente ou culpado, já não importa mais. E se depender dos governos estadual e federal, parece que tudo isso vai continuar assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidos