sábado, 27 de novembro de 2010

O Rio de Janeiro não tem política de segurança. Tem 'resposta pra bandido'

Por Cecília Olliveira

Há uma semana o país tem acompanhado, praticamente ao vivo, o que tem acontecido no Rio de Janeiro. Não é nada de novo, nada que não aconteça diariamamente pelas ruas das periferias fluminenses. No momento, pessoas torcem como sempre torceram, fazem campanha pela paz como sempre fizeram. E mesmo assim a história é um eterno "vale a pena ver de novo".

"Alemão sofre maior ocupação desde início de operações policiais há um mês". Essa manchete não é de hoje. Nem desta semana. Ela foi manchete de matéria publicada no O Globo em junho de 2007. E o que mudou desde então? Absolutamente nada. O Rio de Janeiro continua sem uma política de segurança. Mas aí vem a pergunta: "Mas agora temos UPP!". 'Temos' quem? 13 comunidades tem UPP, coincidentemente todas num bolsão Zona Sul. Mas o resto do Rio de Janeiro, tem o quê? Mais uma vez, como sempre, nada.

Os policiais que agora estão no front de batalha são uns dos mais mal pagos do país. Os soldados da PMERJ não ganham sequer R$1000. Curiosamente os mal pagos soldados se dispuseram a ir pro front - mesmo depois de receberem aumento dividido em 48 vezes (!!!!) - na mesma semana em que os governadores recém eleitos acertaram em Brasília o embargo à PEC 300 (mais o misto com a 446) para este ano, como pode ser visto aqui.

Para além da justos salários, a política de segurança pública no Rio de Janeiro deve contemplar itens básicos, como investimentos na área de inteligência, harmonização das polícias civil e militar - que muitas das vezes, sequer se falam - (isso de imediato, porque o que defendo é o ciclo completo de investigação), moralização do sistema penitenciário carioca (não tem explicação combater crime dentro de penitenciária, não é mesmo?), transparência no levantamento de índices de criminalidade e investimentos públicos (não, o RJ não disponibiliza dados PÚBLICOS)... Isso para começar a por 'ordem na casa' ao invés de apagar incêndios.

Viver de 'dar resposta a bandido' é o maior sintoma de ausência de planejamento proveniente de uma Política de Segurança Pública de fato.

Abaixo algumas fotos do que foi esta semana para a Vila Cruzeiro, favela que vê o Estado chegando de tempos em tempos, através da polícia. E só.















2 comentários:

  1. Mesmo "resposta pra bandido" não é sempre que acontece. Uma tese que sabemos é o principal agente incentivador do crime, é a IMPUNIDADE. É isso que ocorre no Rio de Janeiro. O índice de solução de homoicídios é de 2%. No Rio portanto, não ocorre a aplicação da Lei Penal. Isso só se consegue com um instituto de perícias criminais independente, autônomo, administrativamente imune. Mas não existe isso no Rio de Janeiro. A Lei 12030 que determina a Autonomia da Perícia Criminal é desprezada no Rio de Janeiro. Detalhe: 19 Estados da União tem suas perícias autônomas. O Rio sempre na lanterna. Após toda essa pirotecnia, haverá um periodo de calmaria. .Depois de algum tempo, tudo voltará a ser como dantes. Uma eterna enxugação de gelo.

    ResponderExcluir
  2. Não dá para consertar tudo de uma vez, lógico que precisamos estar em cima das autoridades para que outras medidas sejam tomadas.Sabe-se que salário não é tudo para ninguém , muito menos para o bom policial. Pergunte a um deles e lhe dirá: Triste é prender um bandido e sair da delegacia depois dele!! O judiciário é o maior culpado do desanimo nas corporações. Ah! em se tratando de tráfico de drogas é preciso falar também no OTÁRIO DO TRAFICO, o usuário. Estamos torcendo pelo RIO DE JANEIRO!!

    Wander, Fortaleza -ce

    ResponderExcluir

Mais Lidos